Pescadores florentinos com trator para apoiar operações de varagem de embarcações

0
13

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje, em Santa Cruz das Flores, vários investimentos em infraestruturas e equipamentos de apoio ao setor da ilha, com destaque para a aquisição, em março, de um trator para apoiar os pescadores florentinos nas operações de varagem das embarcações, fazendo face às dificuldades operacionais decorrentes dos estragos causados pelo furacão Lorenzo.

 

Gui Menezes falava durante uma reunião com a Direção da Associação de Pescadores Florentinos, no âmbito da visita estatutária do Governo dos Açores à ilha das Flores.

 

O trator, que representou um investimento de 30 mil euros, “está ao serviço de todos pescadores florentinos e é de grande utilidade, sobretudo para os profissionais que operam no núcleo de pescas das Lajes das Flores, e que, em caso de intempérie, podem deslocar, de forma mais eficaz, as suas embarcações para uma zona mais elevada daquele porto”, referiu.

 

Segundo Gui Menezes, “uma necessidade que havia sido identificada” após a passagem do Lorenzo, que destruiu o molhe de proteção do Porto das Lajes e, consequentemente, deixou o núcleo de pescas mais exposto às alterações do estado do mar.

 

Na sequência da passagem do Lorenzo, que causou vários danos em infraestruturas e equipamentos de apoio ao setor, a Direção Regional das Pescas já havia procedido às reparações necessárias nas casas de aprestos do núcleo de pescas do Porto das Lajes das Flores, à reparação da grua de varagem, bem como à  obra de remoção de blocos e da consolidação do molhe cais do Porto de Pescas de Ponta Delgada, num investimento superior a 100 mil euros.

 

Gui Menezes adiantou ainda que, “em breve, vai arrancar o assinalamento marítimo do Porto de Pescas de Ponta Delgada das Flores”.

 

Na terça feira, no âmbito da visita estatutária do Governo dos Açores ao Corvo, o Secretário Regional esteve reunido com a Direção da Associação de Pescadores daquela ilha e visitou algumas das infraestruturas e equipamentos de apoio ao setor que recentemente foram alvo de investimentos por parte do Governo dos Açores.

 

Destaca-se, neste sentido, a instalação de uma grua de varagem no núcleo de pescas do Porto da Casa, que incluiu a construção de um maciço para a sua instalação, e a reparação das casas de aprestos, num investimento total de cerca de 75 mil euros.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO