Governo dos Açores reabilita taludes e troços de estrada regional nas Flores

0
9

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas presidiu hoje, em Santa Cruz, à cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada de intervenção em taludes e de reabilitação do pavimento danificado pelo furacão Lorenzo em cinco troços de estradas regionais da ilha das Flores.

 

Com esta empreitada é dado mais um passo com vista à reposição da normalidade das condições de segurança e conforto na circulação rodoviária nesta ilha, após a passagem do furacão Lorenzo e os estragos que causou.

 

Na cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada, a Secretária Regional salientou que, na ilha das Flores, “além destas intervenções e no que respeita à Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, temos ainda os bem conhecidos danos causados no Porto das Lajes das Flores, que já está a ser intervencionado através da Portos dos Açores, com realce também para a remoção dos contentores que se encontram naquela infraestrutura, abandonados já há algum tempo”.

 

Ana Cunha sublinhou que a obra de proteção temporária do Porto das Lajes das Flores “que vai agora ter lugar, embora temporária, é avultada e complexa, e permite depois partir para a segunda fase, essa sim, definitiva”.

 

A titular da pasta das Obras Públicas assegurou que os Açorianos podem “continuar a contar com o Governo para desenvolver todo o trabalho necessário, nomeadamente aqui, no que se refere a ultrapassar aqueles que foram os danos causados pelo furacão Lorenzo”.

 

A empreitada agora consignada à Tecnovia Açores, S.A., representa um investimento de 220 mil euros e tem um prazo de execução de 60 dias.

 

A obra abrange a requalificação de cinco troços, dois no concelho das Lajes e três no concelho de Santa Cruz, que foram diretamente afetados pela passagem do furacão Lorenzo em outubro do ano passado com a queda de pedras e detritos dos taludes de escavação, ficando a camada de desgaste, a sinalização e os equipamentos de segurança com danos que necessitam de reparação.

 

Os troços a intervencionar, numa área de cerca de 7.100 metros quadrados, fazem todos parte da Estrada Regional n.º 1-2.ª, que é a estrada com maior tráfego na ilha das Flores.

 

Será executada a fresagem da camada de desgaste danificada e a sua repavimentação, bem como a respetiva sinalização horizontal e colocação de novos equipamentos de segurança, como delineadores, marcadores de via e guardas de segurança.

 

No âmbito das intervenções já executadas pelo Governo dos Açores devido à passagem do furacão Lorenzo, todas elas já executadas pelos serviços de ilha, destaque ainda para a adjudicação de nova sinalização vertical, para substituição da danificada, num investimento de cerca de 13 mil euros e cujo fornecimento e colocação está também a decorrer.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO