Plager.GOV – Sustentabilidade na gestão dos resíduos da Administração Regional

0
16

No seguimento da implementação da Resolução n.º 131/2006, de 6 de Outubro, que aprova o Plano de Gestão de Resíduos produzidos em Serviços da Administração Regional Autónoma, está a decorrer hoje, dia 18 de Novembro, no Jardim Botânico nos Flamengos, uma reunião da Comissão de Acompanhamento do Plager.GOV.

Com esta iniciativa, promovida pelo Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, vão ser discutidas as boas práticas ambientais aplicadas em todos os departamentos, no sentido de melhorar o desempenho ambiental em matéria de resíduos da Administração Autónoma Regional, dos seus colaboradores e prestadores de serviços.

O Plager.GOV, e de acordo com as declarações proferidas pelo Directo Regional do Ambiente, João Bettencourt, “assume-se como uma ferramenta estratégica para efectivar o compromisso de gerir as actividades dos serviços do Governo Regional dos Açores, de acordo com o princípio do desenvolvimento sustentável e a preservação contínua do meio.”

O Plager.Gov foi criado em 2006 e visa a gestão dos resíduos da administração regional.

blank

À margem da reunião, João Bettencourt, sublinhou ainda que “com este projecto pretende-se, acima de tudo, sensibilizar os serviços para a implementação de medidas de redução e reutilização dos resíduos. Em segundo plano, pretende-se que os resíduos produzidos sejam, correctamente reencaminhados.”

Quatro anos depois deste programa ter entrado em vigor o balanço é positivo, “o sucesso das medidas que foram implementadas é visível. Houve uma redução efectiva de produção de determinados resíduos e pretende-se dar continuidade a estas medidas, incentivando todos os serviços para estarem atentos a esta problemática”.

Associado a este evento realizar-se-á uma visita técnica à Central de Triagem de resíduos de embalagens da Horta, de modo a dar a conhecer o que acontece a este resíduos depois de colocados nos eco-pontos para posterior encaminhamento para reciclagem.

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!