Serviço de Ortopedia da Horta continua com apenas um médico residente

0
24

A falta de médicos no Serviço de Ortopedia do Hospital da Horta voltou esta semana à baila, com os deputados do PSD/Faial a enviar novo requerimento à Assembleia Regional sobre este assunto.

Recorde-se que, há alguns meses, Luís Garcia e Jorge Costa Pereira já tinham pedido satisfações ao Governo Regional sobre o aumento das listas de espera para a cirurgia daquela especialidade entre Março de 2011 e Março de 2012, ma ordem dos 432%, chamando a atenção para a redução do número e especialistas residentes de três para um. Na ocasião, a tutela referiu que o aumento da lista de espera estava relacionado com o aumento do número de consultas realizadas. No entanto, garantiu o arranque de um plano de recuperação de listas de espera nos três hospitais da Região, de forma a inverter a situação.

Actualmente, no entanto, o Hospital da Horta continua apenas com um residente na especialidade de Ortopedia. Segundo o deputado Luís Garcia, este tem realizado apenas urgências e foi até “impedido de gozar férias”. A situação “levou mesmo à interrupção das cirurgias programadas e das primeiras consultas em Ortopedia, o que naturalmente deverá estar a contribuir ainda mais para o crescimento das listas de espera daquele hospital”, refere Luís Garcia.

De acordo com Conceição Nascimento, presidente do Conselho de Administração do Hospital da Horta, o serviço de Ortopedia desta unidade está, efectivamente, reduzido a um médico desde o passado mês de Junho. A falta de ortopedistas no Hospital da Horta tem sido colmatada, ao longo deste ano, com o recurso a um protocolo com o Hospital da Póvoa do Varzim, que faz deslocar ocasionalmente um especialista ao Faial. No entanto, de acordo com a responsável, essa deslocação foi impossibilitada nos últimos meses, o que fez com que o Conselho de Administração optasse por impedir o único médico residente no serviço de Ortopedia de gozar férias no período em que o previa fazer. Segundo Conceição Nascimento, o médico terá férias em Setembro, período durante o qual será substituído por um colega de Ponta Delgada.

O Hospital da Horta está a tentar dotar os seus quadros de pessoal de mais um residente especialista em Ortopedia. Para tal, está a tentar celebrar um contrato com o Hospital da Póvoa, que no entanto ainda não aprovou a cedência de um dos seus médicos.

Conceição Nascimento desmente, no entanto, que não estejam a ser realizadas cirurgias programadas. De acordo com a responsável, o que acontece é que, com apenas um médico disponível, o serviço de ortopedia tem apenas um dia por semana reservado ao bloco operatório. Também as primeiras consultas, garante, continuam a realizar-se, ao ritmo possível.

 

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!