Pobreza e exclusão social o principal eixo de intervenção de Solidariedade Social, assume Andreia Cardoso

0
8

Na sua intervenção no debate da proposta do Programa do XII Governo dos Açores, que termina sexta feira na Horta a Secretária Regional da Solidariedade Social assumiu “como trave-mestra” nas matérias da Solidariedade Social, o combate à pobreza e à exclusão social, tendo como “particular preocupação as medidas dirigidas às crianças e jovens”.

“A nossa prioridade inequívoca são os Açorianos”, afirmou a governante para quem as propostas do Executivo para esta legislatura pretendem “atender às pessoas, às famílias, apoiando-as na procura de soluções para os desafios que se lhes colocam e ajudando-as a autonomizar-se face às situações de fragilidade em que se possam encontrar”, salientou.

Considerando que os principais beneficiários destas estratégias do executivo são as crianças e os jovens, Andreia Cardoso destacou a “intenção do Governo dos Açores de adaptar a legislação e as infraestruturas dedicadas às atividades de tempos livres no sentido de alargar as faixas etárias abrangidas e dotar os espaços de condições para acolher portadores de deficiência”.

Nesta matéria, a governante anunciou ainda a intenção do Executivo de criar “duas Casas de Acolhimento Especializadas, preparadas para dar resposta a jovens com patologia psiquiátrica ou com problemas graves de comportamento”.

Por outro lado, e no que à área da Solidariedade diz respeito, Andreia Cardoso, valorizou a importância das Instituições Particulares de Solidariedade Social e das Misericórdias dos Açores “na operacionalização da rede de apoio social”, manifestando a intenção de “aprofundar a participação destas instituições na definição e desenvolvimento das políticas sociais regionais”.

Sendo esta uma matéria de grande importância para as famílias açorianas, a titular da pasta da Solidariedade Social deixou um apelo a todos os atores políticos e sociais a colaborar nesta matéria e na definição da nova estratégia.

 

SUBSCREVA A ASSINATURA. Basta preencher o formulário

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScF1d_clSmrQ16Tj0nvB7RJMzSS4JV3xf0WoCWtiykBM8hEKA/viewform

https://www.tribunadasilhas.pt/

https://www.facebook.com/tribunadasilhas

https://twitter.com/tribunadasilhas

http://issuu.com/tribunadasilhas

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO