Ponta Delgada é a capital do Futebol jovem dos Açores de 9 a 11 de abril

0
10

O 14.º Torneio Internacional de Futebol – Açores U11 (International Football Tournament – Azores U11) – “Uma homenagem a Arnaldo Oliveira Machado”, decorre de 9 a 11 de abril no Campo Marquês Jácome Correia. Promovido pelo Clube União Micaelense com o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal de Ponta Delgada, o  Internacional Football Tournament – Azores U 11 conta, este ano, a participação de 24 equipas, além de elementos técnicos, acompanhantes e familiares, oriundos de vários continentes.

No total, está prevista a vinda de cerca de 2.500 participantes e acompanhantes dos Estados Unidos da América, Brasil, Bermudas, Continente Português, Alemanha, Madeira e Cabo Verde, além de várias ilhas açorianas.

O Torneio de Futebol Infantil do Clube União Micaelense cria um movimento dinâmico junto dos operadores do sector turístico na ilha de São Miguel, e assenta na História de um Clube que deve ser preservada como testemunho para as gerações vindouras, como forma de compreender o passado, perceber o presente e obter uma prospetiva mais arrojada para o futuro. Neste sentido a cada ano é homenageada uma figura de realce na história do Clube. Em 2020, o homenageado é Arnaldo de Oliveira Machado.

A tradição é outra das caraterísticas deste torneio, em que o Clube União Micaelense procura aliar as tradições da ilha de São Miguel e dos Açores à sua organização, através da personalização dos troféus de cada prova e dos circuitos escolhidos para o programa social. Este ano, depois de vários produtos ou elementos naturais da Região, a escolha recaiu sobre o ananás.

O Torneio Internacional de Futebol – Açores U11, que tem como parceiro estratégico o Município de Ponta Delgada, é a prova mais antiga dos Açores, no que se refere ao seu nível competitivo e organizacional.

Em 2020, participa uma equipa de Swansea, Massachusetts, Estados Unidos da América, a Crime Dime, além do Vasco da Gama das Bermudas e, em estreia absoluta,  o Avaí FC, do Brasil.

Marcarão ainda presença neste torneio o Eintracht Frankfurt e o FC Monchengladbach, da Alemanha, e equipas da Macaronésia, mais precisamente a AD Maracanã de Cabo Verde e o CD Nacional da Madeira.

Já estão também asseguradas as presenças do Benfica, Associação Desportiva da Taboeira, Escola de Futebol do Atlântico (Seixal), Sporting Clube Campomaiorense e Clube Atlético Cultural da Pontinha.

Além do clube anfitrião, estarão presentes várias equipas açorianas, nomeadamente, Clube Desportivo ” Os Oliveirenses”, Grupo Desportivo São Roque, Clube Desportivo Santa Clara, Clube Desportivo Rabo Peixe, Escola de Futebol Pauleta, Marítimo Sport Club, Clube Desportivo ” Os Marienses”, Atlantic Fut, Sport Clube Lusitânia e Graciosa Futebol Clube.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO