POPA recruta Observadores de Pescas

0
11

O Programa de Observação para as Pescas dos Açores (POPA) está a aceitar candidaturas para observador de pescas até 21 de março. Os candidatos deverão ter mais de 18 anos e ter disponibilidade para um período mínimo de trabalho mínimo de três meses, prevalecendo aqueles que tenham liberdade para assumir o lugar durante seis meses  – de abril a novembro. A formação em biologia marinha, experiência de embarque e interesse na conservação da natureza são fatores preferenciais.

Os escolhidos vão usufruir de formações na área da biologia, comportamento e identificação de espécies e de segurança no mar. Acresce-se ainda uma viagem paga entre Lisboa- Horta- Lisboa, vencimento mensal a recibos verdes, alojamento e alimentação a bordo.

O POPA, sediado no Faial, monitorizou a pesca do atum nos últimos 17 anos, alcançando mais de dois milhões de registos durante este período que servem posteriormente para analisar e gerir as pescarias por parte de pescadores, entidades governamentais e cientistas.

 Este programa garante também o estatuto de “Dolphin Safe” ao setor piscatório dos Açores, ou seja a mortalidade zero de cetáceos durante o período o safra do atum.

As informações e ficha de inscrição estão disponíveis em www.POPAobserver.org . 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO