PORTOS DOS AÇORES, S.A. DRAGAGENS NO PORTO DAS LAJES DAS FLORES

0
45
DR

A Portos dos Açores SA, está a efetuar dragagens no interior da baia do Porto das Lajes das Flores. Estes trabalhos irão permitir um aumento da extensão de área acostável de cerca de 65 para 100 metros com fundos que passarão de -4 para -5 (ZH) o que irá facilitar a operação de navios e embarcações de maior porte contribuindo, assim, para a melhoria do abastecimento à ilha. Estão a ser removidos grandes blocos de pedra e betão depositados, na decorrência do Furacão Lourenço, na zona molhada do porto.

De momento está a ser usada nos trabalhos uma grua de grandes dimensões que foi utilizada na construção do prolongamento do Porto da Casa na Ilha do Corvo. Estes trabalhos irão ser reforçados com a deslocalização de um outro equipamento que se encontrava, até agora, imobilizado por avaria, na obra do Porto das Poças. O equipamento em causa é uma giratória com braço prolongado que irá permitir dragagens no interior da baia visando a limpeza de toda a frente de cais e dos fundos para permitir um aumento da extensão de área acostável e assim obviar à operação de navios e embarcações de maior porte.

Os trabalhos realizados nos últimos dias permitiram a abertura do porto à operação noturna, no cais comercial, marina e núcleo de pescas, sendo que, para o efeito, deverão ser contactadas previamente para coordenação das operações as Autoridades Portuária e Marítima. Está desta forma praticável o cais -5 (ZH) para navios até 60 metros de comprimento e com calado até 4 metros. A marina e núcleo de pesca podem ser praticados de noite por mestres, arrais, patrões e navegadores de recreio com conhecimento local, entenda-se, embarcações que fazem porto de armamento nas Lajes das Flores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO