POSEI. António Ventura desafia Parlamento a inscrever 10 milhões no OE para os Açores

0
16
DR/PSD

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, desafiou ontem os restantes grupos parlamentares a inscrever 10 milhões de euros no próximo Orçamento do Estado, “referentes aos valores em falta do Programa POSEI para os Açores”, avançou.

“É agora que se pode ver a coragem de todos os grupos parlamentares, se efetivamente os cortes previstos pela União Europeia (UE) avançarem e não for resposto o défice vigente”, disse o social democrata, esta quarta feira.

Segundo explicou António Ventura, “o POSEI tem, neste momento, um défice de 10 milhões de euros para os Açores e de 5 milhões de euros para a Madeira, estando em cima da mesa uma proposta da UE para um corte de 3,9%”.

“É urgente que a Assembleia da República tome uma posição firme, face ao que poderá ser um cenário muito complicado para todos os produtores agrícolas das regiões autónomas”, considerou.

O social democrata alertou igualmente para o facto “de podermos estar a assistir à renacionalização da Política Agrícola Comum (PAC), com as instâncias europeias a atribuir a cada estado-membro a capacidade de ajudar os seus produtores”.

“Essa é uma medida prejudicial para Portugal, pois vai agravar o fosso entre os ricos e os pobres”, disse.

Durante o debate sobre soberania alimentar, António Ventura lamentou “a ausência do governo, tratando-se de uma matéria tão importante e estratégica para Portugal. Essa ausência é lesiva para o debate, e para os portugueses, que ficam sem saber a posição de quem governa”, concluiu.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO