Praia de São Lourenço, em Santa Maria, vai ter plataforma de acesso para cidadãos com mobilidade reduzida

0
10
DR

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou hoje o investimento do Governo dos Açores na praia de São Lourenço, em Santa Maria, no sentido de tornar esta zona balnear “mais inclusiva”, através da instalação de um sistema de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

Gui Menezes falava à margem de uma visita à zona balnear, onde está a ser finalizada a instalação de uma plataforma elevatória, num investimento superior a 38 mil euros.

“Este foi um compromisso assumido por este Governo, que está a ser cumprido”, disse, adiantando que, “na próxima época balnear, os banhistas com mobilidade reduzida vão poder usufruir do local sem constrangimentos”.

“Com este investimento, garantimos que esta praia se torna acessível a todos”, frisou o Secretário Regional.

A colocação de uma plataforma elevatória, com passagem pelo interior do edifício de apoio à zona balnear, foi a solução técnica encontrada após o estudo de várias opções, como a construção de uma rampa de acesso, que, de acordo com a legislação, e considerando os desníveis, teria de ter 156 metros, ou a colocação de um elevador junto à muralha, que criaria um impacto negativo na paisagem e acarretaria mais custos de manutenção devido à corrosão pelo mar e pelo salitre.

Gui Menezes salientou ainda que, durante esta legislatura, o Governo dos Açores, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, investiu cerca de 200 mil euros na zona balnear de São Lourenço.

“Vamos continuar a assegurar os custos da contratação dos serviços de nadadores salvadores e de limpeza dos balneários e solários”, afirmou, acrescentando que durante este mês será lançado o concurso para a exploração do bar de apoio por um período de três anos.

O Secretário Regional lembrou ainda que, desde o ano passado, o período de vigilância daquela zona balnear foi alargado, abrangendo a totalidade da época balnear, entre 15 de junho e 15 de setembro.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO