Praia do Almoxarife – Época balnear arranca com instalação de Desfibrilador Portátil e hastear de bandeira Azul

0
304

O hastear da Bandeira Azul e a instalação do Desfibrilador Portátil na Praia do Almoxarife, marcaram a abertura oficial da época balnear de 2021 na ilha do Faial.

A 1 de julho serão hasteadas as bandeiras na Piscina de Castelo Branco e no Varadouro que estão a ver finalizadas as intervenções em fase de conclusão derivadas do Furacão Lorenzo.

“Estes galardões são reveladores do forte investimento que a CMH está a fazer ao nível das suas zonas balneares. Hastear estas bandeiras é sinónimo de qualidade das zonas balneares para quem nos visita, mas, sobretudo, para quem cá vive”, afirmou o Presidente da Câmara, José Leonardo Silva, durante o arranque oficial da época balnear.

Para o autarca, “a qualidade das águas balneares do Faial e do nosso ambiente, bem como as questões de sustentabilidade ambiental tem estado na ordem do dia e nas preocupações da Câmara da Horta.

“Queremos boas zonas balneares do Faial e com segurança”, afirmou José Leonardo Silva que revelou ainda que estão a ser ultimados investimentos em Almoxarife para melhorar o acesso à zona do Cais.

Ainda no dia de hoje foi instalado na Praia do Almoxarife um DAE – um desfibrilhador – para que os nadadores-salvadores possam acudir a qualquer situação que possa surgir.

“Investimos 70 mil euros nas nossas zonas balneares porque acreditamos que se trata de um investimento necessário quer para quem cá vive, quer para quem nos visita”, frisou o autarca.

José Leonardo Silva salientou ainda a cooperação que a CMH tem com o Governo Regional nestas matérias, tendo inclusivamente, sido um dos parceiros do Curso de Nadador Salvador.

João Neves, presidente da Junta de Freguesia da Praia do Almoxarife, considerou que “o hastear deste galardão é um marco para a freguesia e para a ilha porque se trata de um garante da qualidade das nossas águas, pelo que, todos os esforços levados a cabo neste sentido são gratificantes”.

O secretário regional dos Assuntos do Mar, Manuel São João, destacou na ocasião a sinergia que tem existido entre o Governo Regional dos Açores e a Câmara Municipal da Horta para que fosse assegurada a qualidade das águas na ilha do Faial “estes investimentos são fundamentais para que consigamos ter a tão almejada segurança que é característica dos Açores”.

A época balnear na ilha do Faial, estender-se-á até 15 de setembro.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO