Primeiro trilho nos Açores com sinalética específica para a prática do Trail inaugurado no Faial

0
16
ATR®/Paulo Gabriel

ATR®/Paulo Gabriel

Percurso no Monte da Guia é o primeiro da Região com sinalética específica para a prática do trail. O trilho será inaugurado na próxima quinta-feira, 2 de fevereiro, na presença do campeão nacional da modalidade, que está no Faial no âmbito de um workshop destinado a atletas de trail running.

Numa pareceria com o Parque Natural o Clube Independente de Atletismo Ilha Azul (CIAIA), pioneiro na implementação do Trail Running nos Açores, através do projeto Azores Trail Run® (ATR®) irá proceder à inauguração do primeiro trilho com sinalética específica para a prática do Trail Running nos Açores.

A inauguração do percurso terá lugar esta quinta-feira, 2 de fevereiro, a partir das 18h00, com um treino que contará com a presença do campeão nacional de Ultra Trail, Tiago Aires, que se encontra esta semana no Faial, no âmbito de um workshop sobre a modalidade.

Segundo nota do ATR® enviada às redações “o percurso pedestre de Entre Montes, no Monte da Guia, permite um acesso fácil tanto aos habitantes locais como aos visitantes, pelas suas caraterísticas ímpares de proximidade à cidade da Horta e às unidades hoteleiras da ilha”.

“Esta iniciativa faz parte do projeto do Centro de Trail Running da Ilha do Faial – Valorização dos Recursos Endógenos Naturais, Paisagísticos e Patrimoniais, e enquadra-se numa estratégia que poderá abrir portas a um novo segmento de turismo nos Açores através da disponibilização de estruturas que permitirão o treino desta modalidade, com milhões de praticantes no mundo inteiro”, revela o ATR®.

No entender do ATR® “um dos pilares fundamentais da estratégia de desenvolvimento do segmento de turismo de natureza implementada pelos Açores é a política de planeamento e gestão dos trilhos pedestres, locais onde, preferencialmente, se desenvolve o trailrunning, atividade que tem vindo a alcançar um número crescente de praticantes” e cujas “principais motivações associadas à sua prática são o contacto com a natureza, o bem-estar físico e a descoberta, motivações que se encontram descritas para os mercados de turismo de saúde e bem-estar e, sobretudo, de turismo de natureza, com enorme potencial de crescimento”, lê-se.

 

SUBSCREVA A ASSINATURA. Basta preencher o formulário

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScF1d_clSmrQ16Tj0nvB7RJMzSS4JV3xf0WoCWtiykBM8hEKA/viewform

https://www.tribunadasilhas.pt/

https://www.facebook.com/tribunadasilhas

https://twitter.com/tribunadasilhas

http://issuu.com/tribunadasilhas

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO