Projecto “Formar para Integrar” chega ao fim

0
24

Foi na sala da Sociedade Filarmónica Artista Faialense que, na passada sexta-feira, teve lugar a cerimónia de encerramento do Projecto “Formar para Integrar”, no qual participaram 63 beneficiários de todas as freguesias da ilha. Este projecto desenvolveu-se em duas fases: a primeira entre 4 de Março e 30 de Junho de 2011, e a segunda entre 26 de Outubro de 2011 e 31 de Janeiro de 2012.

blank

De acordo com nota enviada à nossa redacção, este projecto resultou de uma parceria estabelecida entre as técnicas de Serviço Social/Política Social da IPSS Lar das Criancinhas da Horta e Casa do Povo do Capelo. O projecto nasceu da necessidade de reforçar competências pessoais, sociais, laborais e parentais, no sentido de facilitar a inserção de beneficiários da medida do Rendimento Social de Inserção (RSI). Estes participaram em diversas sessões de esclarecimento, versando temas como as competências parentais na Educação, Microcrédito e Empreendorismo, Técnicas de Procura Activa de Emprego, Saúde Infantil/Vacinação, Dependências, Nutrição e Planeamento Familiar. Frequentaram também workshops de costura e culinária.

blank

O RSI consiste num apoio prestado a indivíduos e famílias, através da atribuição de uma prestação pecuniária e por um programa de inserção que visa a progressiva inserção social, profissional e comunitária.

Na ilha do Faial, em Fevereiro de 2011 verificava-se a existência de 183 processos, abrangendo na sua totalidade 539 beneficiários de diversas faixas etárias.

Os beneficiários desta medida apresentam baixas habilitações literárias, o que, de acordo com os responsáveis, proporciona uma grande dificuldade em integração no mercado de trabalho, despesas elevadas com renda de casa e/ou amortização de habitação, sobrelotação, trabalho irregular, vínculos de trabalho precários, facilitando aquilo a que podemos chamar de ciclos de emprego/desemprego.