Projeto “O corpo é o espelho da saúde – Jardins de Infância em movimento” encerra com muita animação, alegria e cor

0
12

Decorreu na passada semana, no Polivalente dos Flamengos, o encerramento do projeto do Departamento do Pré-escolar da EBI da Horta, num ambiente de festa e com muita cor.

Este projeto abrangeu todos os jardins de Infância da rede pública da ilha do Faial, num total de 258 crianças e os 4 alunos mais novos da turma UNECA-Ocupacional.

Depois de um ano letivo com muita atividade física, quer em contexto de sala/escola, quer nos espaços próprios, ginásios, piscina, mar e centro hípico, os alunos, conheceram as diversas atividades desportivas, existentes na ilha do Faial.

“Todos juntos, desenvolvemos objetivos com vista a uma vida mais saudável e feliz: praticar regularmente atividade física; melhorar a postura e o equilíbrio; combater a obesidade infantil; sensibilizar os alunos para uma alimentação saudável; estimular as relações pessoais e valorizar todas as instituições e colaboradores desportivos da nossa ilha” – explica a educadora Rosa Leal.

            Num cenário de jogos, elaborados e partilhados pelas educadoras dos vários núcleos escolares, o encerramento decorreu com grande animação e alegria, na presença dos “Desportistas criativos, Tituca, Patleta e Petucha ” que convidaram, os desportos e os colaboradores presentes, a subirem ao palco: no atletismo, a Susana; nos jogos tradicionais, o professor João Castro; no andebol, o Sporting da Horta, e o treinador Filipe Duque e os jogadores, Iúri e o Nuno; os técnicos de futebol Wilson e Rui; na dança, as professoras Lisa do Ginásio Gogym, Mónica Nunes do ginásio Corpuseven  e Diva, do Corpo em Movimento. 

Não faltaram “as novas crianças”, os representantes dos pais e encarregados de educação dos Jardins de Infância, que dançaram as rodas tradicionais. Houve também o momento de todos cantarem o Hino do Projeto “A correr chalá-la” com a colaboração do representante de pais, do jardim de infância da AJA. Neste projeto todos foram campeões e as crianças receberam medalhas e os colaboradores, taças.

No final houve lanche com a colaboração do Fayal Kompra, das Padarias, Popular e Bico Doce e da EBI da Horta. A confeção do lanche foi da responsabilidade dos representantes de pais.

 

“Foi um projeto com grandes vivências desportivas, que decerto ficarão gravadas na vida de cada um, com a preocupação de fazer do seu corpo, o espelho da saúde”, frisou Rosa Leal. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO