PS/Açores garante resposta das escolas públicas para alunos que queiram melhorar os seus conhecimentos

0
65

“O Grupo Parlamentar do PS/Açores não abdica de encontrar soluções que permitam aos alunos dos Açores melhorar o aproveitamento escolar”, afirmou Sónia Nicolau, esta sexta-feira, à margem da Sessão Plenária que decorreu esta semana, na Horta. A deputada do PS/Açores insistiu na importância de as medidas implementadas respeitarem o princípio de que “o aluno é o foco da intervenção educativa”.

“A nossa proposta garante que o aluno e o seu encarregado de educação podem, se quiserem, durante parte da interrupção letiva, encontrar na escola pública uma resposta para melhorar o aproveitamento escolar”, realçou a parlamentar, esclarecendo que “esta possibilidade também pode partir da iniciativa dos professores e que deve ser aprovada pelo conselho de turma”.

“Aliás, é isso que acontece já em algumas escolas dos Açores, no 9º , 11º e 12º anos, permitindo aos alunos beneficiar, facultativamente, de aulas de apoio quando já terminou o calendário escolar”. É ainda um bom exemplo o que acontece na Escola Domingos Rebelo, com cursos de três semanas, em diferentes disciplinas, para o 7º ano, já no período de férias de verão, para alunos com classificações negativas.

Sónia Nicolau garante que em nenhum desses casos “se ouve dizer que os alunos são estigmatizados ou prejudicados socialmente”, pelo que não se compreende a recusa do PSD/Açores em aceitar esta medida: “Qual o constrangimento do PSD quanto ao facto de um aluno, e o seu encarregado de educação, ter direito a escolher aquilo que quer fazer no seu tempo de interrupção letiva?”

A parlamentar socialista pediu à oposição “para não menorizar os pais e os alunos, na sua capacidade de escolher o que pretendem fazer. É incompreensível que o PSD esteja contra a hipótese de um aluno e o encarregado de educação, se necessitar e se quiser, no âmbito das férias pedir apoio extra na escolar”. Aliás, sublinha Sónia Nicolau “há escolas nos Açores que já encontraram alternativas para esse acompanhamento extra dos alunos. Acrescentou ainda que com a possibilidade da Autonomia e Flexibilidade Curricular, esta medida é ainda mais premente nos apoios aos alunos.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO