Fonte: GPPS
Considerando o acidente ocorrido na passada noite do dia 7 de fevereiro no Ilhéu da Praia, Ilha Graciosa, com o navio de abastecimento de combustível;
Considerando as reservas de combustível atualmente disponíveis em cada uma das ilhas da nossa Região;
Considerando a importância do regular abastecimento de combustível para o funcionamento da economia regional;
Considerando que, tendo em conta a natureza dos danos sofridos e publicamente divulgados, o navio acidentado poderá estar impedido de operar durante alguns meses;
Os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista dos Açores preocupados com o regular abastecimento de combustível às ilhas de Santa Maria, São Jorge, Graciosa, Pico, Faial, Flores e Corvo, exortam o Governo Regional a ponderar as seguintes soluções:
- Ativar a clausula do contrato para que seja substituído o mais rapidamente possível o navio de abastecimento de combustível que se encontra impedido de operar, tendo em conta que o equipamento de substituição deve poder operar nos portos das ilhas de São Jorge, Pico, Faial, Graciosa, Flores, Corvo e Santa Maria. Referência especial merece a ilha da Flores, tendo em conta a presente situação do Porto das Lajes.
- Preventivamente, avaliar soluções alternativas como a mobilização de todos os meios disponíveis na Região com capacidade de transporte de combustível, nomeadamente os rebocadores e o navio THOR, de forma a evitar rotura de stocks de combustível nestas ilhas.
- Tome as medidas necessárias e adequadas de forma a esclarecer, informar e tranquilizar os cidadãos quanto ao cabal e regular abastecimento de combustível a todas as ilhas da Região.
Horta, 8 de fevereiro de 2022