Secretário da Agricultura quer Faial a produzir mais leite

0
52
António Ventura

Fonte: CM Horta, 08/02

O Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, recebeu, em audiência, nos Paços do Concelho, o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, a qual serviu para abordar diversos assuntos relacionados com a agricultura na ilha do Faial.
Nesta reunião, foi assumido o compromisso, por parte do governante, de que o Governo Regional vai criar uma estratégia para melhorar a Agricultura e o Desenvolvimento Rural no Faial, através de uma parceria de investimento e de decisão política.
Por sua vez, Carlos Ferreira manifestou a António Ventura a “necessidade de manutenção de uma larga extensão de caminhos de acesso a explorações agrícolas”, tendo o Secretário Regional revelado que, através da articulação de recursos humanos, investimentos e planeamento, entre o Município e o IROA,será possível melhorar, também, “o abastecimento de água, os caminhos florestais, os caminhos rurais e os apoios às Juntas de Freguesia”.
O autarca faialense transmitiu, ainda, ao Secretário Regional a sua preocupação sobre o setor agrário na ilha do Faial, tendo recebido a confirmação que será lançado, nos próximos dias, “um edital para concurso dos produtores, em que terão prioridade os produtores de leite, incluindo os mais jovens”.
O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural adiantou ainda que numa perspetiva de “aumentar a produção de leite na ilha, e para tornar viável, as indústrias de lacticínios”, os terrenos, dos quais faziam parte o núcleo de limusines, serão arrendados pelo Governo Regional aos produtores de leite do Faial.