PSD/Açores congratula-se com abertura de 339 vagas no quadro de professores da Região

0
39
DR/PSD
DR/PSD

O Grupo Parlamentar do PSD/Açores saúda a abertura de 339 vagas no concurso de pessoal docente 2022/2023, o que demonstra a “forte aposta” do Governo Regional na Educação.

Para a deputada Délia Melo, “este é o cumprimento de um desígnio espelhado na agenda de governação 2020-2030, que aponta para uma eficaz alocação de recursos humanos às escolas dos Açores, promovendo a sua estabilidade profissional”.

Com a abertura destas vagas, a Região soma 660 lugares de quadro, num espaço de dois anos, enaltece a parlamentar social-democrata.

Délia Melo defende que esta é uma “evidência que o Governo pretende trilhar sem equívocos: forte aposta na Educação como pilar basilar do desenvolvimento da sociedade açoriana.”

Ao que a deputada salvaguarda que “um dos princípios para esse desiderato, assenta no garante da estabilidade da classe docente para o desempenho das suas funções”.

Délia Melo aponta o dedo à governação socialista pelo “constante recurso a trabalhadores precários que se encontravam a satisfazer necessidades permanentes, daí se ter verificado a redução drástica do número de docentes na Região, com graves implicações na qualidade do processo ensino-aprendizagem.”

“Hoje, devido à incúria dos governos do Partido Socialista, os professores disponíveis não são suficientes para suprir as necessidades do Sistema Educativo Regional”, disse.

A parlamentar relembrou que as vagas anunciadas são para os concursos interno e externo, num processo de recuperação automática de vagas. São 193 lugares em quadros de ilha e 146 lugares em quadros de escola, num concurso que termina a 9 de março.