PSD/Açores defende promoção de arrendamento jovem com opção de compra

0
33
blank
Vitoria Pereira PSD/Açores

A deputada social-democrata, Vitória Pereira, quer “alavancar o arrendamento com opção de compra”. A falta de promoção do parque habitacional dos Açores levou à estagnação do setor na última década, diagnóstico que os deputados do Grupo Parlamentar lamentam, numa visita à Cooperativa Nossa Vila Nossa Casa, em Rabo de Peixe.

Para a social-democrata, “o acesso à habitação é um direito universal que deve ser garantido aos açorianos através de uma oferta pública justa e transparente, ao alcance dos rendimentos das famílias de todas as condições sociais”.

“Habitação é uma preocupação e uma prioridade do atual Governo Dos Açores”, realça Vitória Pereira, que destaca a concessão de uma verba de 3,5 milhões de euros destinados a programas habitacionais no orçamento da Direção Regional da Habitação em 2021. O executivo apoiou o arrendamento de 2000 famílias.

Em 2022, o Governo Regional adquiriu um edifício – Foros Solmar – em Vila Franca do Campo que permitirá disponibilizar 24 casas para arrendamento com opção de compra, apontou a parlamentar durante a visita.

A deputada salvaguarda que “é fundamental trabalhar para responder à desigualdade no domínio da habitação para combater a pobreza, a exclusão social e estimular a fixação de famílias sendo um incentivo ao aumento da natalidade”.