PS questiona o Governo Regional sobre cancelamentos de voos Lisboa-Horta-Lisboa

0
35
blank
PS/Faial

O Grupo Parlamentar do PS questionou, esta segunda-feira, o Governo Regional sobre quais os motivos para cancelamento de ligações aéreas entre Lisboa-Horta-Lisboa nos meses de fevereiro e março do corrente ano.

Num requerimento assinado pelos deputados Tiago Branco e Ana Luís, os socialistas querem saber “quais os motivos que presidiram à decisão de cancelamento de cinco ligações entre Lisboa-Horta-Lisboa, em fevereiro, e de três em março de 2022?”.

Tiago Branco realçou que “os cancelamentos de voos que a Azores Airlines tem feito na ligação entre Lisboa e a Horta se estão a traduzir na desvalorização desta porta de entrada na Região” e da “sua importância para esta zona geográfica do arquipélago”.

O deputado socialista manifestou a sua estranheza com o facto de “se estar a aproximar o verão IATA” e de “não haver um planeamento da Azores Airlines para esse período tão importante para a economia Faialense, que é a época alta”.

Os socialistas solicitam “indicação das taxas de ocupação dos referidos voos no momento em que foram decididos cancelar” e questionam o Governo Regional se “não considera que o cancelamento de voos, nalguns casos com mais de um mês de antecedência, prejudica as suas taxas de ocupação?”.

“É importante perceber se estas aeronaves previstas para essas ligações estão a ser deslocadas para outras rotas operadas pela Azores Airlines e qual o planeamento da Azores Airlines para o próximo verão IATA na rota Lisboa-Horta-Lisboa. Estas são questões que nos preocupam e para as quais queremos respostas da parte do Governo Regional dos Açores”, asseverou o deputado do PS eleito pela ilha do Faial, Tiago Branco.