PSD/Açores quer divulgada a realidade da agricultura biológica no Faial

0
18

Numa altura em que se antecede a realização do seminário sobre agricultura biológica no Faial, o PSD/Açores quer saber que passos que foram dados pelo Governo Regional para, “desde 2007 e até agora, transformar a produção agropecuária do Faial em produção biológica. Isto atendendo a que, em Outubro daquele ano, o então Secretário Regional da Agricultura e Florestas admitiu que o Faial poderia ser a primeira ilha do arquipélago a possuir uma produção totalmente biológica”, disse o deputado Luís Garcia.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o parlamentar lembra que aquele responsável político se referiu “às quantidades de adubos e químicos utilizados pelos produtores faialenses como relativamente mais baixas do que as de outras ilhas. Resta agora saber se este princípio de agropecuária faialense totalmente biológica foi uma ficção ou se passou a realidade”, questiona o social-democrata.

 

Segundo Luís Garcia, “o objetivo de então era criar novos produtos de valor acrescentado, com grande aceitação no mercado nacional, incluindo os produtos lácteos, a carne e mesmo a floricultura. E esse é um objetivo que se mantém atual, e ainda mais premente face à conjuntura de crise que vivemos e à anunciada abolição das quotas leiteiras”, adianta.

 

“Queremos ainda saber que novos produtos de valor acrescentado foram criados na sequência do anúncio de 2007”, acrescenta o social-democrata, considerando fulcral “que o governo esclareça se mantém os objetivos da altura, em que indicava o Faial como a primeira ilha do arquipélago a possuir uma produção agropecuária totalmente biológica”.

 

Luís Garcia pede ainda informações à tutela sobre “os projetos técnico-científicos de caraterização da carne produzida e de identificação, tipificação e padronização dos produtos láteos, com a colaboração do INOVA e de outras entidades, que foram anunciados em 2011 para o Faial”.

 

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!