Assembleia Municipal – CDU apresenta proposta para criação de conselho consultivo municipal de cultura

0
12

Está a decorrer esta tarde a reunião da Assembleia Municipal da Horta do mês de abril na Casa do Povo da Praia do Norte.

No período antes da ordem do dia,  o grupo municipal da CDU apresentou uma proposta para a criação do conselho consultivo municipal de cultura.

Renata Lima, a deputada da CDU, na sua proposta afirmou que esta proposta resulta da auscultação dos agentes culturais locais, visa construir pontes de diálogo entre os agentes e o município para valorizar a cultura na ilha do Faial.

De acordo com aquela bancada, “a cultura é um dos setores mais sacrificados, foi ao longo da história um bastião da liberdade. O Faial registou um aumento de atividade cultural, bem como uma melhoria de infraestruturas, desde o teatro ao banco de Portugal, pelo que esta proposta visa uma responsabilidade partilhada entre instituições e órgãos de poder autárquico numa estratégia produtiva para desenvolver projetos, bem como para gerir equipamentos municipais”.

A oposição não se manifestou muito receptiva a esta proposta. Eduardo Pereira do PSD chamou a atenção para o facto de ser necessário, no seu entender, avaliar os conselhos já existentes para não se sobreporem conselhos ou para não se criar um sem números de órgãos consultivos”.

 

Recorde-se que este órgão já existiu no Faial, tendo sido inclusivamente, presidido pelo deputado Municipal do PSD, Carlos Faria.