Fonte: PSD Faial
A Comissão Política do PSD / Faial manifesta o seu agrado pela forma como o Governo Regional dos Açores (GRA) está a cumprir as promessas eleitorais que contribuem para o desenvolvimento da nossa ilha, considerando as importantes ações que marcaram a última semana na nossa ilha.
Em primeiro lugar, destaque para a inauguração da empreitada de proteção costeira da zona adjacente à Sociedade Recreativa Pasteleirense, garantindo uma maior segurança à população. Esta requalificação da zona costeira afetada pelo furacão Lourenzo teve como objetivo a proteção da primeira linha das moradias, a melhoria das condições de segurança e de circulação naquele acesso, num investimento superior a 1, 2 milhões de euros.
Em segundo lugar, salienta-se a inauguração das novas instalações da UAVision, uma empresa portuguesa especializada no desenvolvimento e produção de sistemas não tripulados e subcomponentes. Este centro tecnológico, de relevância e agregador de conhecimentos e experiências, é uma tradução prática do esforço que está a ser realizado para projetar no futuro a ilha e a Região demonstrando o papel estratégico desta no que concerne ao mar, à aviação e ao conhecimento.
Por último, realça-se o relançamento do concurso público para a empreitada de remodelação de edifício da Santa Casa da Misericórdia da Horta com vista à criação e instalação do centro de alojamento temporário da Horta, com um preço base de 450 mil euros. Tendo ficado deserto emconcursos anteriores, o GRA fez a revisão e atualização do preço desta empreitada em perto de 215 mil euros, de forma a despertar o interesse dos empreiteiros.
É importante transmitir aos faialenses que este investimento tem como principal objetivo a intervenção num edifício devoluto para a criação da resposta social de centro de alojamento temporário e visa o acolhimento, por um período limitado, de pessoas adultas em situação de carência. O novo equipamento social a instalar na Horta, com capacidade máxima para 16 utentes, terá camas destinadas a casos de emergência social e implicará um investimento global do Governo dos Açores no montante de 740.950 euros.
Em suma, todos estes eventos são exemplos do dinamismo que se considera fundamental para garantir as melhores condições de vida para os faialenses, para incentivar o desenvolvimento e a inovação da nossa ilha.