Limpeza (a) fundo no Porto da Horta para assinalar o Dia Mundial do Mar

0
16

Durante o dia de ontem a cidade da Horta movimentou-se em torno das Comemorações do Dia Mundial do Mar 2010.

Várias acções de sensibilização ambiental integraram estas celebrações, que tiveram início logo pela manhã com a concentração de dezenas de crianças junto às instalações da APTO no Cais, para uma limpeza subaquática ao Porto Comercial da Horta, no âmbito da “Campanha limpa (a) fundo”.

blank

Esta acção de limpeza foi realizada por dois grupos, um no mar, composto por mergulhadores e apneistas que removiam o lixo, e outro em terra, formado por voluntários que tinham a árdua tarefa de separar e contabilizar os resíduos recolhidos.
 
blank
 
Esta iniciativa teve início pelas 10H00, com a distribuição de t-shirts e luvas aos participantes, na sua maioria crianças, que, depois de uma breve explicação daquilo que iriam fazer, meteram mãos à obra.
 
blank
 
O entusiasmo das crianças era bem visível. Crescia à medida que a acção decorria, primeiro com a entrada dos mergulhadores na água e de seguida com o içar para terra dos sacos repletos de lixo. Mas era o momento da separação do lixo que provocava mais alvoroço e excitação nos pequenos voluntários.
 
blank
 
As garrafas de vidro foram sem dúvida um dos resíduos mais recolhidos. Sempre com boa disposição, alguns dos mais jovens soltavam a frase “aqui há muitos bêbados”, em tom de brincadeira, e cada vez que ela soava ouviam-se as risadas.
 
blank
 
Ao final da manhã, e já com algum cansaço, a limpeza (a) fundo chegava ao fim, com um balanço bastante positivo e um fundo do mar mais limpo, e com os peixinhos mais satisfeitos.
 
blank
 
Ainda no âmbito destas comemorações, também o Clube Naval da Horta preparou um leque de actividades desportivas.
De salientar que as Comemorações do Dia Mundial do Mar 2010, cujo tema base é “2010: Ano Marítimo”, partiram de uma parceria conjunta do Observatório do Mar dos Açores (OMA), da Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental, (APTO, S.A.) e do Clube Naval da Horta e tiveram início no passado dia 23 de Setembro com um passeio e uma actividade lúdo-educativa com os alunos do Centro de Actividades Ocupacionais da APADIF no rebocador “Ilha de São Luís”, levada a cabo pela APTO, S.A..
 
blank
 
Na próxima quinta-feira, pelas 18H00, terá lugar a inauguração de uma exposição de fotografia relativa à obra de “Requalificação e Reordenamento da Frente Marítima da cidade da Horta”, na sala de óleos da Fábrica da Baleia de Porto Pim, no âmbito destas comemorações.
 blank
 
 
blank
 
blank