PSD/Faial defende formação profissional vocacionada para cada ilha

0
16
DR/PSD
DR/PSD

Os candidatos do PSD/Açores pelo círculo eleitoral do Faial defendem que a formação profissional deve ser vocacionada para cada ilha.

A proposta foi analisada na reunião com a Escola Profissional da Horta em contexto de pré-campanha eleitoral.

Para Carlos Ferreira, cabeça de lista da candidatura, “a oferta formativa tem de ser diversificada e tem de estar de acordo com as necessidades do mercado, mas os jovens que ingressam estas escolas são cada vez mais novos e optam por cursos mais apelativos”.

“Se nas escolas profissionais do triângulo, cada escola se vocacionar para áreas diferentes, a oferta formativa é mais diversificada”, explicou o social-democrata.

Para a candidatura é importante apostar na formação profissional para que os jovens tenham um maior leque de opções para uma escolha tão importante que condiciona os seus futuros.

“Apostar no ensino profissional e diversificar a oferta formativa é uma forma de combater a escolha dos cursos profissionais apenas para fugir ao ensino regular”, afirmou.

Para este estabelecimento de ensino é essencial que “o modelo de financiamento seja reformulado” e que também “possam usufruir de apoios públicos que são necessários para sua sobrevivência”.

Carlos Ferreira enalteceu o trabalho da Escola Profissional da Horta que, apesar das dificuldades devido ao modelo de financiamento, tem trabalhado com resiliência e prestado um serviço público de relevância.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO