PSD preocupado com a diminuição de especialistas no Hospital da Horta

0
11

O Grupo Parlamentar do PSD/Açores entregou hoje, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, um requerimento em que demonstra a sua preocupação em relação à diminuição do número de especialistas no Hospital da Horta (HH) e quer saber até que ponto essa redução compromete o papel desta unidade hospitalar no Serviço Regional de Saúde (SRS).

De acordo com o requerimento, esta acentuada diminuição de especialistas e especialidades médicas no HH, tem afetado “em muito” a capacidade de oferta médica do Hospital.

Os social-democratas apontam vários serviços sem especialista, como é o caso da ortopedia: “nos primeiros meses de 2011, o número de ortopedistas afetos ao HH passou de três especialistas permanentes para apenas um”, refere o documento, com o PSD a entender que esta situação contribui “em muito para o aumento das listas de espera em cirurgia ortopédica”, revelando que esta situação ainda se encontra por resolver e a deslocação periódica de um médico de outra unidade hospitalar não tem conseguido dar resposta às necessidades dos doentes.

Outra preocupação dos deputados laranja prende-se com o facto deste HH ainda não ter preenchido a vaga de pneumologia deixada pelo falecimento do único titular desta especialidade.

Igualmente preocupante é a situação da Unidade de Diálise, já que, no final do ano transato, o médico nefrologista responsável passou à situação de aposentado deixando esta valência a funcionar com especialistas deslocados de outros hospitais.

Os deputados chamam também a atenção para a especialidade de Urologia, cujo responsável se aposentou e a vaga deixada continua por preencher. O serviço de Ginecologia também se encontra sem médico. 

Neste contexto os deputados consideram “que, para que o HH continue a exercer o seu papel no SRS, é imprescindível, no mínimo, que consiga manter as especialidades médicas que possui, com os respetivos médicos ao serviço de forma permanente”.  

Perante este quadro os deputados do PSD/Açores pretendem saber quais as “diligências” que a Tutela  e a Administração do HH estão a tomar para resolver o problema.

No entender dos deputados, este Hospital para além de uma “função primordial ao nível da prestação dos cuidados de saúde às populações das ilhas sob a sua jurisdição”, “cumpre também um papel verdadeiramente nuclear e essencial na vida social e económica desta ilha”, tendo em conta que emprega cerca de 500 pessoas.

Assim, os deputados do PSD querem saber que diligências encetou a tutela face à recém ausência de um ginecologista na ilha, bem como como será feito o acompanhamento das utentes da especialidade enquanto a situação não se resolver.

 

No que diz respeito às especialidades de urologia, nefrologia e pneumologia, os deputados solicitam “a indicação discriminada, caso a caso, das diligências levadas a cabo para a regularização da situação de forma estável e permanente, bem como a indicação de como funciona neste momento cada uma delas no Hospital da Horta”.

Os deputados querem ainda saber a dimensão da lista de espera para cirurgia e consulta ortopédica no HH, bem como se o Governo Regional pensa dotar a Horta com mais um ortopedista.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO