PSD quer “pleno aproveitamento” de novo navio para exportação de 600 bovinos da ilha das Flores

0
23

O deputado do PSD/Açores Bruno Belo defendeu hoje o “pleno aproveitamento” do navio cargueiro ‘Malena’ para a exportação de 600 bovinos que continuam a aguardar transporte na ilha das Flores, alegando que a embarcação pode solucionar o problema em “poucas semanas”.
“Existem cerca de 600 animais para serem exportados da ilha das Flores a aguardar transporte desde outubro. Embora não seja possível que todos os animais saiam ao mesmo tempo, por não haver contentores suficientes, a verdade é que, com o pleno aproveitamento do ‘Malena’, o problema pode ser resolvido em poucas semanas”, afirmou o social-democrata.
Segundo o parlamentar, “tem que começar a haver coordenação no transporte de gado vivo, para que não volte a repetir-se a tremenda desorganização que tem imperado no abastecimento à ilha das Flores”.
Bruno Belo salientou que o navio ‘Malena’, fretado pela Região para abastecer as Flores na sequência da destruição do Porto das Lajes das Flores pelo furacão Lorenzo, “deve efetuar viagens semanais à ilha enquanto a situação do gado vivo para exportação não estiver regularizada”.
“Lembramos que existem animais com destino às ilhas de São Miguel, Terceira e Pico. As viagens devem ser organizadas de forma a que o gado tenha o menor tempo possível de transporte entre as Flores e o seu destino, salvaguardando o bem-estar animal”, frisou.
De acordo com o deputado do PSD/Açores, “no caso dos animais que se destinam ao continente, as viagens têm de ser feitas em coordenação com o navio porta-contentores que os transportará até Lisboa, permitindo assim que os animais permaneçam o menor tempo possível em transbordo”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO