Reactivar e Novos Desafios oferecem oportunidades para desempregados e desfavorecidos

0
26

Ao todo são 20 os formandos que começaram quinta-feira o Curso de Assistente Administrativo na Escola Profissional da Horta no âmbito do programa Reactivar.

No mesmo dia, mas no polivalente dos Flamengos, 27 pessoas começaram o workshop de cidadania, integrado, desta feita no programa Novos Desafios.

Em comum estes projectos têm o facto de darem uma oportunidade à população desempregada e ou sem competências, no sentido de, no primeiro caso, as formar profissionalmente, e no segundo, de as formar para a vida.

O curso de Assistente Administrativo, de Nível Básico surge em articulação com a Agência de Qualificação e Emprego da Horta e com a Rede Valorizar Horta e a Escola Profissional da Horta, e conforme explicou Eduardo Caetano de Sousa, “tenta dar resposta ao meio em que se insere, na defesa e satisfação dos interesses da comunidade, de encontro às necessidades de formação e qualificação da população.”

Alberto Pereira, da Agência de Qualificação e Emprego da Horta frisou na ocasião que a agência tem como função receber os activos desempregados e tentar inseri-los no mercado de trabalho, “todavia nem sempre essa tarefa é possível uma vez que o mercado é reduzido, pelo que este curso surge como uma oportunidade de vida. Aproveitem-na bem”.

Depois de dois anos em formação os 20 formandos, todos com mais de 23 anos, curiosamente, ficam com habilitações literárias equivalentes ao nono ano de escolaridade e ainda a formação técnica na área administrativa o que lhes permitirá exercer funções em sectores transversais a todo o mercado de trabalho. Enquanto frequentarem o curso vão receber uma bolsa de estudo de aproximadamente 400 euros.”

 

Por outro lado, e no que concerne ao programa Novos Desafios, um projecto de formação e desenvolvimento comunitário, surge pela Câmara Municipal da Horta, em parceria com entidades como Instituto de Acção Social, Casa do Povo da Feteira, Capelo  e Flamengos, Centro Comunitário do Divino Espírito Santo, Junta de Freguesia de Feteira e Flamengos, Unidade de Saúde de Ilha, PSP, UMAR, CPCJ, Lar das Criancinhas da Horta e Apadif.

José Leonardo, Vice-presidente da CMH e vereador com o pelouro da acção social frisou que os considerandos que estiveram na base deste projecto se relacionaram, essencialmente, com as transformações verificadas nos últimos anos na sociedade, especialmente ao nível das relações familiares e de vizinhança e dos indicadores referentes à pobreza/exclusão social.

O projecto visa promover contextos de formação aos cidadãos, em especial aos mais desfavorecidos e vulneráveis, proporcionando competências humanas e sociais, a inserção social e o encontro de diferentes gerações, culturas e faixas sociais.

Por outro lado pretende ainda envolver as instituições e os cidadãos em projectos de cooperação e voluntariado, com vista a rentabilizar recursos e criar contextos que estimulem a iniciativa e a qualificação da comunidade no processo do seu próprio desenvolvimento e na dinâmica comunitária em que estão inseridos.

A população alvo do Novos Desafios é a população em geral, desempregados, reformados, crianças/jovens e beneficiários do RSI e Acção Social.

Assim sendo, de ora em diante, todas as terças-feiras, das 10h00 às 11h30 haverá Workshop de Cidadania, na Escola da Portela, Feteira. Nestas sessões serão abordadas as questões relacionadas com a comunicação, direitos e deveres dos cidadãos, competências parentais, violência e técnicas de procura de emprego.

Todas as quintas-feiras, das 09h30 às 12h30, haverá workshop de economia e gestão doméstica, no Polivalente dos Flamengos. Este versará a higiene alimentar, nomeadamente como confeccionar alimentação saudável, aproveitar sobras de alimentos e elaborar uma lista de compras.

Também à quinta-feira, mas na Central de Triagem e nas Oficinas da CMH haverá workshops de higiene e limpeza, carpintaria e mecânica.

Estão previstos outros workshops nas áreas de saúde, artesanato, costura, inglês e apoio pedagógico que a seu tempo serão divulgados.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!