Recorde estrangulado

0
6

Pela segunda vez na História do nosso Aeroporto, que já conta com 45 anos, passámos os 200 mil passageiros num único ano, e no dia em que este artigo for publicado, também o recorde anual absoluto atingido em 2007 provavelmente já terá sido ultrapassado!!
Apesar de todos os constrangimentos, dificuldades e estrangulamentos de que este tem sido alvo nos últimos anos, todos os que ali trabalham e continuam a lutar, porque é disso mesmo que se trata, estão de parabéns pelos números alcançados.
Estes números, no entanto, podiam ser muito melhores, só os 32 cancelamentos da Azores Airlines este ano, na rota Lisboa-Horta-Lisboa, que a Administração da SATA só considera que foram quatro, fariam com que já tivéssemos ultrapassados os 200 mil passageiros há uns meses atrás, interessante no mínimo, é que a SATA não considera os 32 cancelamentos, mas não contabiliza os passageiros para o nosso Aeroporto, incongruências, diria.
No meu último artigo, afirmei que circulava aqui na ilha a ideia de que a SATA é que tinha de ter aeronaves adequadas à nossa Pista, e outras companhias aéreas que pretendam viajar para o Aeroporto da Horta se a Azores Airlines fechar, as outras companhias também têm de ter aeronaves específicas, ou não podem voar para aqui? Se calhar também temos de pedir às companhias de Cruzeiros para visitarem o Faial só com Navios que atraquem nas “Portas da Ribeira”, é uma ideia, assim ninguém tira fotos dos mesmos fora da Doca e vai para o Facebook criticar a construção da obra, e os nossos eleitos dormem mais descansados.
Já agora mais uma sugestão, é propor aos Faialenses que comprem viaturas todo o terreno, é que com as estradas da maneira que se encontram, pode ser uma solução para este problema, e o C.A.F. agradece, sempre fica com mais uns troços para o melhor Rali dos Açores em terra.
O horário de Inverno da SATA Air Açores está tão mal elaborado que há vários dias da semana em que não existe o mínimo de uma ligação de manhã e outra de tarde para permitir ligações a outros destinos, por exemplo, aos sábados todos os voos são realizados apenas durante a manhã não existindo nenhum voo durante a tarde!!
A concentração de todos os voos diários da Sata Air Açores apenas durante o período da manhã ou da tarde não é uma mais valia para quem nos visita ou pretenda sair da ilha, e, se a ideia é ir devagarinho retirando peso ao nosso Aeroporto, assim o conseguem.
Por isso, cabe aos Faialenses estarem atentos e reivindicarem, não queremos a manutenção do número de voos, mas sim o seu aumento, e o número recorde absoluto de passageiros deste ano assim o justifica!!!
Faialenses, não procurem voos com saída das outras ilhas, a guerra dos números está aberta, quanto mais viajarem por outras ilhas, mais contam para esses mesmos Aeródromos e Aeroportos, tenham orgulho do seu Aeroporto, e valorizem o mesmo.
Já na rota Lisboa-Horta-Lisboa os voos de sexta e domingo têm um horário péssimo, quem queira vir passar o fim-de-semana ao Faial depara-se com o seguinte, chega na sexta por volta do meio-dia e meia, levantar bagagem, assinar os papéis da rent-a-car, check-in no Hotel, ficam a restar poucas horas de luz, o sábado fica livre, domingo tem de estar no Aeroporto às 9 horas da manha, disse que era péssimo, é outro nome, mas eu não posso escrever aqui. Para agravar tudo isto não existe voo à segunda-feira, este voo é muito importante no retorno de pessoas que possam ter ido passar o fim-de-semana fora, bem como aqueles que por causa do horário de domingo pensassem em ficar mais um dia na ilha.
As pessoas começam a procurar o Faial para as suas férias. Os números falam por si. As dormidas tem tendência a aumentar assim como o número de passageiros. Isto ótimo para a pequena economia da ilha. Mas tudo isto só pode continuar a acontecer se as acessibilidades à nossa ilha forem boas. E a retirada destes voos não anunciam nada de bom para o futuro do Faial.
Retirar três voos semanais em Julho e Agosto deve ser um ato de má gestão que deveria aparecer nos compêndios de economia, na altura em que os aviões andam com taxa de ocupação máxima, e quando os preços são mais elevados, em vez de aumentarem os voos para o mínimo que é exigível, catorze voos semanais, número este que a TAP oferecia, reduz-se para nove ligações, como empobrecer uma empresa e estrangular uma ilha, deveria ser o titulo.
A Petição a favor do Aeroporto da Horta e de mais e melhores acessibilidades aéreas ao Faial continua a decorrer, à volta da ilha em vários estabelecimentos comerciais ela está disponível, apelo para que assinem, é pelo Faial e o seu futuro!!!

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO