Rede de Autarquias participativas lança prémio “Eu participo -sem sair de casa”

0
8

Enquadrada na presente conjuntura pandémica e com o objetivo principal de reconhecer as inúmeras iniciativas de solidariedade e participação cívica, a Rede de Autarquias Participativas (RAP), da qual pertence a Câmara Municipal de Lagoa, lança uma iniciativa a nível nacional intitulada “Eu Participo – Sem Sair de Casa”, dirigida a jovens dos 14 aos 30 anos. A iniciativa visa a mobilização da comunidade jovem para uma forma diferente de participação, no atual contexto de confinamento, para iniciativas de cidadania ativa que ajudem a prevenir a covid-19.

A participação é gratuita e simplificada, sendo apenas necessário apresentar iniciativas que tenham, comprovadamente, sido desenvolvidas durante o período de emergência e recolhimento social. Para o efeito basta proceder ao preenchimento de formulário próprio disponível em https://www.oficina.org.pt/premio-eu-participo.html .  A data limite para a receção de candidaturas é o dia 15 de maio de 2020.

A avaliação das candidaturas ficará a cargo da Secretaria Técnica da Rede de Autarquias Participativas, com a avaliação a incidir em critérios como a pertinência e a adequação da iniciativa, o carácter inovador, o papel assumido pelo(s) jovens, os meios mobilizados, a população a que se destina a iniciativa e os resultados alcançados.

Para além de prémio monetário para o vencedor, serão entregues brindes dos municípios que compõem a rede para os três primeiros classificados. A apresentação dos vencedores decorrerá numa cerimónia pública, enquadrada na 5ª edição do Prémio de Boas Práticas de Participação.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO