Reforço de terapeutas da fala uma mais valia para Serviço Regional Saúde defende PS/Açores

0
8

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista, pela voz do deputado Ricardo Cabral, defendeu o reforço do Serviço Regional de Saúde (SRS) com mais terapeutas da fala, por considerar que há necessidade de mais profissionais para conseguir “uma intervenção precoce com melhores resultados”.
Este reforço surge no âmbito de uma proposta, apresentada pelo CDS-PP, na sessão de setembro e última desta legislatura que está a decorrer desde terça feira na Horta.
De acordo com o deputado “Existem 11 profissionais terapeutas da fala nos Açores. Precisamos de mais, precisamos de fazer uma rede regional, para que o SRS seja cada vez melhor. “O SRS está sempre a evoluir, há novas necessidades e há novas respostas a dar, como é o caso em discussão”, afirmou Ricardo Cabral.
O deputado socialista deixou claro que “há um caminho a percorrer no sentido de melhorar a resposta atual”, que é garantida pelo sistema público e pelo sistema privado, para que “a acessibilidade pública seja prioritária, embora o privado possa ser opção sempre que haja necessidade”.
Ricardo Cabral sublinha a “atenção” que o Governo dos Açores tem para com o Serviço Regional de Saúde que, no seu entender, “necessita permanentemente de integrar mais profissionais, de uma forma progressiva, para que se cubra os problemas que existem na Região”.
“As patologias com que lidam os terapeutas da fala influenciam muito na educação e no desenvolvimento das crianças. É importante reforçar o SRS nessa área, para continuarmos a aumentar a qualidade de vida dos Açorianos”, sintetizou o deputado socialista, Ricardo Cabral.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO