Regina Pessoa é a artista convidada no AnimaPIX

0
13
DR

Regina Pessoa é uma das mais importantes realizadoras de animação em Portugal, e a mais galardoada. Os seus filmes já venceram dezenas de prémios em festivais nos quatro cantos do mundo. AnimaPIX, o festival de animação na ilha do Pico, que acontece na Biblioteca Auditório da Madalena de 11 a 15 de dezembro, tem o prazer de apresentar esta grande artista no programa da sua quarta edição. As apresentações incluem uma retrospetiva, na sexta-feira, dia 13 de dezembro, incluindo o novo filme “Tio Tomás, a Contabilidade dos dias”. A sessão especial, pelas 21h, além de apresentar os filmes no grande ecrã, é uma oportunidade única para as audiências da ilha conhecerem Regina Pessoa.

Nasceu em Coimbra em 1969. Licenciou-se em Pintura na Escola de Belas Artes do Porto. Começou a trabalhar como animadora no estúdio Filmógrafo no Porto. Em 1999, realiza em gravura animada o seu primeiro filme “A Noite”. Desde então, utilizando várias técnicas de gravura animada, continua a realizar filmes como “História Trágica Com Final Feliz” e “Kali o pequeno Vampiro”. Os seus filmes têm vindo a ganhar prémios e distinções por todo o mundo, incluindo o Grande Prêmio SICAF – Coreia do Sul; Grand Prix Annecy – França; Grand Prix Animated Shorts SXSW (South by Southwest Film Conference & Festival) – EUA; duas vezes finalista do Cartoon d’Or (2006 e 2013) – Europa; “Oscars” 2007 Shortlist” – EUA; Prémio Hiroshima 2012 – Japão; Prémio do Júri Annecy 2019 – França; Grand Prix Animamundi 2019 – Brasil, entre outros. Em 2016 tornou-se Senior Lecturer na Animationsinstitut – FILMAKADEMIE, Alemanha. Em 2018 tornou-se membro da Academy of Motion Picture Arts and Sciences. Em 2019, realiza “Tio Tomás – A Contabilidade dos dias”, uma co-produção Ciclope/Portugal; NFB/Canada; les Armateurs/France.

Regina Pessoa vem, assim, celebrar, ao ponto mais alto de Portugal, os seus 50 anos de vida e 20 anos desde o primeiro filme. A artista faz-se acompanhar de Abi Feijó, que apresenta a Casa Museu de Vilar, um pequeno museu dedicado à magia da Imagem Animada.

AnimaPIX é o festival de animação na ilha do Pico, com filmes, curtas, livros e contos para a criança em todos nós; um projeto MiratecArts com o apoio da Direção Regional da Cultura e Câmara Municipal da Madalena.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO