Requalificação de infraestruturas de apoio ao turismo mostra resposta do Governo a aumento de visitantes, afirma Ana Cunha

0
13
DR

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha, enfatizou hoje, na Ribeira Grande, que as melhorias efetuadas pelo Governo dos Açores, em infraestruturas de apoio a locais turísticos, demonstram que o Executivo tem dado resposta efetiva, no terreno, à cada vez maior afluência de visitantes a estes espaços icónicos do arquipélago.

Em intervenção na cerimónia de inauguração do parque de estacionamento de apoio ao Monumento Natural da Caldeira Velha, Ana Cunha realçou que esta obra é “exemplo do nosso trabalho efetivo, e em como o Executivo cumpre aquilo a que se propõe”, na preservação e requalificação dos principais espaços turísticos com vocação para o recreio e lazer.

A obra integra a construção de um arruamento de acesso, que se desenvolve em paralelo à Estrada Regional numa extensão de cerca de 300m, tendo capacidade para 90 viaturas ligeiras e 3 autocarros, incluindo uma ligação pedonal direta para a zona da portaria da Caldeira Velha. O parque será gratuito e ficará aberto durante o horário de funcionamento deste monumento natural.

A Secretária explicou que o parque inaugurado hoje não só assegura estacionamento para os visitantes da Caldeira Velha, como permite discipliná-lo, assegurando mais segurança na Estrada Regional, já que as áreas de estacionamento lá disponíveis já se revelavam insuficientes, causando constrangimentos à circulação.

“É inegável a cada vez maior afluência de visitantes aos pontos-chave turísticos das nossas ilhas, obrigando-nos a reagir e a lidar com as chamadas dores de crescimento”, denotou Ana Cunha, sublinhando que estas consequências positivas impõem a necessidade de adaptar e requalificar as nossas infraestruturas.

A Secretária enfatizou ainda que “as soluções construtivas adotadas procuraram privilegiar a integração harmoniosa no local, sendo os estacionamentos com grelhas de arrelvamento e o arruamento em betuminoso pigmentado na cor vermelho escuro”. Também o acesso pedonal foi construído em madeira tratada, com piso em bagacinas, idêntico ao interior da Caldeira Velha.

Ana Cunha adiantou ainda que está previsto manter alguns dos lugares de estacionamento no parque existente, junto à atual, portaria para viaturas de transporte de pessoas com mobilidade reduzida, e outros lugares exclusivos para entidades oficiais, como será o caso dos bombeiros, ambulâncias e PSP. “Ao mesmo tempo pensam-se ainda alternativas de acesso, a partir de este parque, para pessoas com mobilidade reduzida”, avançou.

A empreitada foi adjudicada à empresa Albano Vieira, teve um valor de cerca de 370 mil euros e um prazo de execução de 75 dias seguidos. A obra foi consignada a 24 de abril passado, que incluiu trabalhos de terraplenagens, drenagem, pavimentação, obras acessórias e sinalização.

Ana Cunha lembrou que este investimento faz parte de um conjunto de empreitadas que o Governo dos Açores tem feito, através da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, de requalificação e reforço de zonas de estacionamento junto aos principais pontos turísticos, que já criou 280 lugares para ligeiros e 23 para autocarros.

Entre as áreas intervencionadas destacam-se a Caldeira Velha, a Vista do Rei, Lagoa do Fogo, Barrosa, Pico do Ferro, Ponta do Sossego “De realçar que em todas essas intervenções tem-se respeitado o enquadramento paisagístico existente, através do equilíbrio entre a carga admissível nesses lugares e o impacto ambiental”, salientou Ana Cunha.

“Continuamos, por isso, focados nos comprimentos do XII Programa de Governo, que incluem melhorar e inovar as infraestruturas e facilidades de apoio às atividades relacionadas com produtos turísticos estratégicos da Região, sendo a inauguração deste parque hoje, exemplo do nosso trabalho efetivo, e em como o Executivo cumpre aquilo a que se propõe”, concluiu a Secretária.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO