X Dia da Freguesia da Feteira

0
46
DR

DR

A Freguesia da Feteira assinalou esta semana mais um Dia da Freguesia, desta feita o décimo. Em fim de mandato, Eduardo Pereira reconheceu que ficaram por realizar algumas das suas ambições. O polivalente da Feteira, as obras de ampliação e remodelação da escola estão entre os projetos que não conseguiu concretizar.

A freguesia da Feteira comemorou, no passado dia 21 de agosto, o X Dia da Freguesia, integrado nas maiores festividades religiosas da Feteira, a Festa de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da freguesia.
Na sessão solene, que decorreu na igreja paroquial da Feteira, o Presidente da Junta de Freguesia, Eduardo Pereira, que está a terminar o seu último mandato, aproveitou a ocasião para enaltecer todos os feteirenses que ao longo dos anos têm contribuído para a freguesia, apoiando as suas instituições e organizações salientando “ser justo e merecido o reconhecimento do seu trabalho, dificultado pela precariedade das infraestruturas existentes, e nem sempre compreendido ou facilitado pela conjuntura atual da sociedade”.
Eduardo Pereira relembrou que desde 2006, ano que já assumia funções, as Juntas de Freguesia têm-se visto confrontadas pelo corte nas suas transferências do estado e do município, o que inviabiliza o seu trabalho. Neste contexto o autarca local deixa um apelo ao futuro elenco camarário para a necessidade de “aumentar as transferências de verbas para as juntas de freguesia e administrar as parcerias”.
A terminar o seu mandato Eduardo Pereira reconhece que ficaram por realizar algumas das suas ambições e necessidades para a freguesia nomeadamente o polivalente da Feteira, as obras de ampliação e remodelação da escola, as melhorias das estradas principais regionais, florestais e vicinais o pagamento da divida da igreja, a proteção da orla costeira entre outros.
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, marcou presença nesta ocasião e aproveitou para revelar que, recentemente, o Governo Regional dos Açores aprovou provisoriamente um sistema de aquacultura que será instalado numa área de produção agrícola na Feteira.
A instalação deste sistema de produção de organismos aquáticos irá consistir essencialmente na produção de algas e ouriços, que segundo o Secretário Regional se este projeto “for em frente, naturalmente porque estes projetos dependem dos produtores, poderá trazer benefícios para esta freguesia”.
Este projeto é comparticipado pelo programa operacional Mar 2020, num valor total de 178 mil euros.
Na ocasião, do X Dia da Freguesia, foram homenageadas três empresas locais que mereceram reconhecimento da Junta de Freguesia da Feteira. Receberam tributo a empresa Cou-delaria Herculano Duarte, a empresa de construção civil João Paulino Silveira Dias, dos sócios João Dias e Rosa Dias, e o Grupo Empresarial Transportes Marco Silva e Tânia Silva Materiais de Construção Lda.
Ainda na Sessão Solene comemorativa do X Dia da Freguesia foi lançado o livro “Freguesia do Divino Espírito Santo da Feteira”, da autoria do Professor Doutor Carlos Lobão, uma ambição antiga da freguesia da Feteira.
A Sessão Solene terminou com um momento cultural da responsabilidade do artista local Joy Nazaré e com o canto do hino “Feteirenses Reunidos” pelo Grupo Coral da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes.