Resultados alcançados no Campeonato Mundial de Trauma demonstram qualidade dos bombeiros dos Açores, afirma Secretária Regional de Saúde

0
2
DR

A Secretária Regional de Saúde destacou hoje os “excelentes resultados” alcançados pelas três equipas de bombeiros dos Açores que participaram no Campeonato Mundial de Trauma, que se realizou em França.

“As excelentes classificações uma vez mais obtidas no Campeonato Mundial de Trauma, tal como tem acontecido nos últimos anos, continuam a comprovar a qualidade dos nossos bombeiros, fruto do seu esforço e dedicação”, sublinhou Teresa Machado Luciano.

Na classificação geral, a equipa A da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória obteve o 3.º lugar na vertente de Trauma e, nos resultados parciais, conquistou o 1.º lugar na prova complexa, na vertente de Trauma.

Ainda na classificação geral, também na vertente de Trauma, a equipa B dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória ficou em 6.º lugar, enquanto os Bombeiros Voluntários de S. Roque do Pico conseguiram o 8.º lugar.

A prova, que decorreu em La Rochelle, entre 12 e 15 de setembro, contou com a participação de 35 equipas de vários países, entre as quais três equipas açorianas, duas da Praia da Vitória e uma de São Roque do Pico, cada uma composta por dois elementos e um treinador.

Esta foi a primeira vez que os Açores estiveram representados com três equipas nesta prova de dimensão internacional.

Teresa Machado Luciano considerou que os resultados obtidos “demonstram igualmente a qualidade do treino e da formação que o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores ministra aos corpos de bombeiros da Região”.

Para a titular da pasta da Proteção Civil, “estes resultados não só prestigiam e dignificam os bombeiros dos Açores, como elevam o nome da Região”.

O evento pôs à prova procedimentos de socorro a vítimas em cenários de trauma, com simulacros de vítimas de acidente o mais aproximados possível de um cenário real.

Os Açores recebem, em 2023, o Campeonato Mundial de Trauma, que vai decorrer na Praia da Vitória, ilha Terceira.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO