Projeto ‘Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso’ envolveu este ano mais de 2.000 jovens e 41 escolas dos Açores

0
17

O projeto ‘Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso’, desenvolvido pelo Governo dos Açores, chegou este ano mais de dois mil jovens Açorianos, 66 professores e 41 escolas, envolvendo alunos desde o 2.º Ciclo até ao Secundário, bem como as escolas profissionais da Região.

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares salientou que, “mesmo perante os constrangimentos com que estamos confrontados, no contexto da pandemia, os trabalhos continuaram, com os jovens e os professores envolvidos a trabalharem nos seus projetos durante a fase escolar”.

“Naturalmente que, mesmo com a pandemia, depois de todo o trabalho desenvolvido, não poderíamos deixar de ter uma fase final deste projeto e foi com agrado que registámos que, quer os professores, quer os alunos, responderam presente a mais este desafio, sendo que este ano teremos o Concurso Regional IDEIAÇORES em formato online, a 17 de junho”, anunciou Berto Messias.

Após a inscrição das equipas compostas por jovens que frequentaram a ‘Educação Empreendedora’ neste ano letivo, o Comité de Avaliação já selecionou, preliminarmente, os 24 melhores projetos, estando neste momento a decorrer a avaliação dos 24 ‘Vídeo-Pitch’ submetidos, sendo os vencedores e os respetivos prémios revelados naquela final online.

Berto Messias considerou que os projetos ‘Educação Empreendedora’ e ‘Concurso IdeiaAçores’ são uma “prova irrefutável de que temos uma Região jovem, inovadora e com grande confiança no futuro”, que “ganha outra dimensão se considerarmos que, mesmo perante uma pandemia que nos obrigou ao isolamento social, em que tivemos de repensar as nossas metodologias diárias, os alunos e os professores decidiram continuar a abraçar esta iniciativa”.

O Secretário Regional frisou que a ideia “não é formar empresários”, mas sim “cultivar a proatividade dos jovens Açorianos perante a sua comunidade, pois só assim estarão mais bem preparados para os desafios do futuro”.

“Convidamos, por isso, todos a assistir às apresentações dos projetos vencedores no dia 17 de junho, onde poderão comprovar que temos uma nova geração de jovens Açorianos com grande dinamismo, com extraordinárias ideias e com grande vontade de contribuir para o futuro dos Açores”, referiu Berto Messias.

A sessão final do Concurso IdeiAçores será transmitida em direto na página de Facebook da Direção Regional da Juventude, em https://www.facebook.com/DRJuventude.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO