“Rota dos Impérios” implementado

0
80
DR

Já está implementado no Concelho da Horta, o projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2020/2021, “Rota dos Impérios”, da autoria do jovem Diogo Freitas. No âmbito deste projeto, enquadrado na categoria ‘Cultura e Tradições’, foi criada uma Rota pelos Impérios da ilha do Faial, dando a conhecer as festividades do Divino Espírito Santo, bem como as suas tradições, gastronomia, histórias e respetivas lendas. Assim, foram instaladas placas identificativas, com acesso a uma plataforma digital, através de QRCode, pelos impérios do Divino Espírito Santo da ilha do Faial, com objetivo de dar a conhecer a história, hábitos e costumes de cada um deles.

O objetivo deste projeto agora em funcionamento passa por preservar a nossa história, as nossas tradições e os nossos costumes. O Orçamento Participativo Jovem é uma iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal da Horta que tem como objetivo a recolha de propostas da população jovem do concelho, permitindo adequar as políticas públicas municipais às suas necessidades e expectativas.

Recorde-se que, no âmbito deste mecanismo de participação pública, foram apresentadas 5 propostas e passaram à fase de projeto as três que estiveram a votação. Este mecanismo de participação pública iniciou-se, em 2015, tendo sido vencedor o projeto do “Ginásio ao Ar Livre dos Capelinhos”. No decorrer do ano letivo 2019/2020, o projeto vencedor e já implementado foi o “H2O – ESMA”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO