RTP Açores consegue apoio europeu de 40 mil euros

0
17

A eurodeputada Maria do Céu Patrão Neves tem desenvolvido várias ações com o intuito de contribuir para a manutenção e sustentabilidade da RTP Açores, visto ser uma “instituição ímpar na promoção e reforço da identidade açoriana, nas várias ilhas e comunidades emigrantes e ma aproximação de todos os açoriano, vencendo a distância geográfica”, disse.

Neste contexto a eurodeputada redigiu uma pergunta à Comissão Europeia sobre a possibilidade de apoio à televisão açoriana. “A resposta da Comissão aponta para o recurso ao FEDER, referindo a possibilidade de incluir neste programa algumas rubricas que visem a modernização e aquisição de equipamentos”.

Patrão Neves organizou também uma visita da direção da RTP Açores ao Parlamento Europeu. Nesta visita a direção visitou os centros multimédia do parlamento Europeu e da Comissão Europeia e reuniu com os responsáveis.

Desta forma, a eurodeputada procedeu a uma pesquisa sobre os possíveis apoios à estação de televisão açoriana, informando a RTP Açores sobre um programa de apoio do Parlamento Europeu para órgãos regionais de comunicação social. Este órgão concorreu e conseguiu “uma verba de 40 mil euros para a realização de uma série de 12 programas, Açores – 9 ilhas na Europa”.

Maria do Céu Patrão Neves lembrou ainda que “está satisfeita com o que tem sido obtido para a RTP Açores por via do diálogo com a sua direção”.