Jovens açorianos já podem concorrer ao Estagiar UE

0
11

Estão abertas desde dia 26 de janeiro as candidaturas ao programa do Governo dos Açores “Estagiar UE”. Só os jovens com menos de 30 anos, licenciatura ou mestrado no currículo, que vivam na região há pelo menos três anos e que tenham completado ou o ensino secundário ou o ensino universitário nos Açores são elegíveis para o programa.

O valor das bolsas varia consoante a tipologia de estágio nos organismos europeus em que foram admitidos, sendo de 800€ mensais para estágios remunerados e de 1500€ mensais a estágios não remunerados pela entidade promotora. A viagem de ida e volta a partir dos Açores até Bruxelas, Estrasburgo ou cidade do Luxemburgo são também asseguradas pelo executivo regional.

De acordo com o regulamento o acesso aos estágios decorre segundo as orientações emanadas pelas instituições europeias aos quais se candidatam, devendo as candidaturas às bolsas do Estagiar UE ser encaminhadas e formalizadas no gabinete do subsecretárias regional da Presidências para as Relações Externas até 15 dias depois da admissão ao estágio.

Este programa pretender servir de impulso aos jovens açorianos para que estes conheçam as dinâmicas do funcionamento inerente às mais altas instâncias da União Europeia, frequentando estágios com duração máxima de seis meses nas três principais cidades desta organização supranacional.

O Estagiar UE foi aprovado em Conselho de Governo Regional na cidade da Horta no dia 14 de janeiro, demorando 12 dias até à sua operacionalização.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO