Rui Bettencourt sublinha força da comunidade açoriana nos Estados Unidos

0
35
blank
DR

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas sublinhou terça-feira, em Ponta Delgada, a “força” da comunidade açoriana nos Estados Unidos da América.

Rui Bettencourt, que falava no final de uma audiência com uma delegação do Estado de Rhode Island que se encontra de visita aos Açores, frisou que esta delegação é constituída por deputados, senadores e o Mayor de Providence mas que se tratam de açorianos de 2ª e 3ª geração, alguns nascidos nos Açores e outros que não têm ascendência açoriana, que “sabem que a comunidade açoriana é uma comunidade que tem influência, que tem importância, que trabalha e que se afirma”.

“Nós vimos aqui todos os ingredientes da tal Diáspora do povo açoriano que tem elementos importantes de afirmação, de trabalho, também de projeção dos Açores” afirmou o titular da pasta das Relações Externas.

O governante disse ainda que estiveram a fazer “um balanço do que são os Açores hoje” e que lhes transmitiu como são os Açores, a sua economia, como estão a funcionar, os seus projetos de futuro e também a sua ligação com a Diáspora, bem como o desejo de criar um Conselho da Diáspora Açoriana “para que os açorianos no mundo se possam juntar, possam contribuir para o futuro dos Açores”, frisou.

Para o Secretário Regional, o retorno desta visita é positivo, pelo agrado com que visitaram a Região mas também por aquilo que encontraram, em termos de qualidade de vida e da maneira de viver dos açorianos, bem como pela ligação que é mantida com os açorianos da Diáspora.

“Foi uma troca de impressões muito saudável, muito importante” disse ainda Rui Bettencourt, adiantando que “ficou também a promessa de cooperação, nomeadamente no intercâmbio de jovens açorianos dos Açores em relação a Providence e também de jovens açorianos de Providence em relação aos Açores”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!