Sabores turcos invadem o Faial

0
6

Abriu a 10 de fevereiro o Vilabelu, um restaurante de Vítor Luna que, em parceria com a empresa Kebab & co. Express, trouxe à ilha iguarias que até há data seriam dificeis de apreciar. Agora é possível degustar um doner kebab, um durum ou um lahmacum (conhecido como pizza turca).
O faialense de 38 anos decidiu investir neste segmento de forma a colmatar o que entendia ser “uma lacuna existente no mercado”, já que ao nível da oferta na restauração da ilha não existia nenhum restaurante que apostasse fortemente em cozinha tipicamente turca. 
“Tentei trazer um novo conceito para a nossa terra, algo que não havia cá. Estou sempre pensando em novos produtos” afirmou o proprietário.
O contato privilegiado com a diretora geral do Kebab & co. Express Portugal, conseguido durante o período em que trabalhou na ilha de São Miguel, facilitou todo o processo. Uma vez que para ser franchisado do grupo era necessário que a população local rondasse os 100 mil habitantes, o que Vítor Luna conseguiu foi uma parceria com a marca, que fornece o produto, feito em França e segue posteriormente para todo o mercado europeu. 
“A ideia surgiu há três anos, só que entretanto nunca consegui concretizá-la. A falta de espaço foi um entrave”. Foi o contacto positivo com o antigo proprietário do espaço onde agora se situa o Vilabelu que deu o mote para que a ideia do empresário faialense se começasse a materializar. 

Vítor Luna, o proprietário


Apesar de estar aberto somente à cerca de um mês o feedback tem sido positivo, e já conseguiu mesmo criar uma rede de clientes habituais. Entre faialenses e população estrangeira que visita a ilha, a percentagem, segundo Luna, será de “60/40”, notando-se uma grande afluência de turistas a este local pela forte atração que a comida turca tem alcançado a nível europeu. 
“Os jovens e adultos gostam desta carne do kebab. As pessoas mais viajadas experimentam kebab em qualquer sítio, e gostam”, facto que para Vítor Luna em muito ajudou na projeção do seu espaço recentemente criado. 

Espaço do Vilabelu

Os principais pratos do restaurante, de gastronomia turca, são o doner kebab, o durum e o lahmacum, este último comummente conhecido como pizza turca. 
O doner kebab é confecionado com pão pita, carne de vitela ou de peru, com salada e molho de alho ou molho picante. Os durum são em tudo semelhantes ao doner, divergindo na massa que o envolve que é de crepe e não pão pita. 
Segundo avançou Vítor Luna o prato com mais procura é o lahmacum, prato surgido no período histórico da civilização assíria, com massa fina e condimentos caraterísticos daquela região da costa do mediterrâneo.

Além destes, há ainda o prato kebab, com as tiras de carne e salada expostas no prato como feito na cozinha ocidental, e a salada de kebab. Para aqueles cujo paladar não é muito dado a aventuras, este restaurante tem diariamente um prato do dia originário dos Açores. 
Nas sobremesas, o chocokebab tem feito as delícias de quem visita o espaço, variando na composição que pode ser de chocolate, café, salada de fruta ou chocolate quente. 
O Vilabelu encontra-se aberto todos os dias entre as 07h00 e as 00h00, estando a cozinha em funcionamento entre as 12h00 e as 15h00 e das 19h00 às 22h00. 
Se quiser experimentar, ou voltar a consumir o produto que este restaurante oferece pode deslocar-se à Estrada Regional n.º 2 2ª, Santa Bárbara n.º 8A, 9900-045 Angústias. Se preferir o conforto do lar pode ligar e pedir serviço de take away pelo 292 392 090.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO