Conselho Regional de Cultura liderado por Avelino Meneses

0
5

O secretário regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, vai presidir o conselho regional de Cultura (CRC). A composição deste órgão consultivo da secretaria tutelada por Meneses foi terça-feira publicada em Jornal Oficial.

O CRC tem como objetivos primordiais emitir pareceres e recomendações relativos à concretização da política cultural na região e propor medidas que se achem necessárias para o seu desenvolvimento, quer por sua iniciativa ou por pedido a algum membro do Governo dos Açores ou da direção regional da Cultura.

Este órgão, além do secretário regional e do diretor regional da Cultura, Nuno Lopes, tem na sua composição Luís Meneses, representante dos museus regionais, João Santos, em representação dos museus de ilha, Rute Gregório, em nome das bibliotecas públicas e arquivos regionais, Milton Mendonça, da Associação de Municípios da região autónoma dos Açores, António Alves, da delegação regional dos Açores da Associação nacional de freguesias, e Duarte Melo, representando a diocese de Angra do Heroísmo.

Acrescem-se ainda, em consonância com o decreto regulamentar regional que define o regime jurídico do CRC, personalidades convidadas nas áreas da arquitetura, artes gráficas e visuais, literatura, música, artes performativas, comunicação social e das ciências sociais e humanas, encontrando–se entre estes Vítor Rui Dores, graciosense radicado no Faial e membro de ativo na sociedade faialense. 

Ana Paula Andrade, Machado Pires, Teodoro de Matos, Maduro Dias, João das Pedras Saramago, Álamo Oliveira, Manuel Bernardo Cabral, Maria dos Milagres Paz e Tomaz Vieira  são os restantes convidados.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO