SATA Air Azores PSD recomenda contratação de aeronaves em regime ACMI

0
13
TI

O PSD apresentou neste plenário um projeto de resolução em que recomenda a contratação de aeronaves em regime ACMI (Aviões, Tripulação, Manutenção e Seguro) para alguns períodos do verão IATA 2018.

O Grupo Parlamentar do PSD apresentou esta semana no plenário da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores um projeto de resolução no qual recomenda ao Governo Regional que “dê instruções” à SATA Air Açores para que contrate aeronaves em regime ACMI (Aviões, Tripulação, Manutenção e Seguro) em alguns períodos do verão IATA 2018.
“Sabe-se que a atual operação da SATA Air Açores está planeada para este ano, à semelhança de 2017, no limite da oferta, condicionada pelo número limitado de aeronaves e claramente incapaz de satisfazer a procura. É urgente arranjar soluções”, salientou António Pedroso que falava aos jornalistas em conferência de imprensa na passada segunda-feira.
Uma das preocupações do partido são as deslocações que os açorianos têm de fazer por razões médicas. “São inúmeros os doentes, especialmente das ilhas sem hospital, que necessitam de se deslocar a consultas de especialidade ou de urgência e que não conseguem lugar disponível a tempo útil, ou mesmo conseguindo viagem de ida, têm de ficar períodos mais longos à espera para regressar à sua ilha”, afirmou o deputado.
Segundo o social-democrata, outra preocupação prende-se com o “grande crescimento do Turismo” que “apesar do número de dormidas, no primeiro semestre este ano, ter aumentado a nível global na Região, verifica-se que em algumas ilhas esse indicador baixou”, justificando que esta descida se deve em especial à alta de lugares disponíveis para os turistas que queiram visitar as ilhas sem gateways.
Estas situações “tornam urgente que a Região tenha uma operação de transporte aéreo inter-ilhas capaz de dar uma resposta atempada e com uma oferta de lugares adequada aos operadores turístico, a quem nos visita individualmente e aos açorianos”, sublinhou o social-democrata.
Neste sentido e estando ciente da impossibilidade e da insensatez da compra de mais aviões para a operação inter-ilhas, face à grande sazonalidade, o projeto de resolução apresentado pelo PSD “recomenda ao Governo dos Açores que dê instruções à SATA Air Açores para a contratação do número de aviões necessários, em regime de ACMI, para garantir no verão de 2018 uma operação inter-ilhas estável e capaz de dar resposta adequada às necessidades dos açorianos e à procura do Turismo, bem como, fazer uma distribuição eficaz e equitativa dos turista por todas a ilhas da Região”, concluiu António Pedroso. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO