SCH contra justificação de adiamento de jogo

0
27

O Sporting Club da Horta teve o seu jogo da 15.ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1, inicialmente previsto para dia 22, adiado e o clube não aceitas as justificações para tal.

A deslocação da AD Sanjoanense ao Faial não se efetivou na data prevista por decisão da Federação Portuguesa de Andebol, sem acordo do clube faialense, devido a “motivos excecionais e de força maior (..) que determinam a possibilidade de não comparência””. Segundo nota do clube, remetida à nossa redação, “há mais de um mês que a A. D. Sanjoanense tem sistematicamente solicitado (…) o adiamento deste jogo, alegando diversos motivos, como o custo das viagens que estaria na ordem dos 500 euros. Tal não é verdade, e demonstrámos que o custo era de 320 euros (sendo que o contrato programa como IPDJ cobre cada viagem em 280 euros e como tal o custo final para o clube seria de 40 euros por viagem)”.

Além disso, Tiago Cunha afirma que foram depois alegadas “questões climatéricas e o risco de a equipa ter de ficar no Faial durante o Natal devido a mau tempo”.

O artigo do regulamento utilizado para justificar o adiamento (artigo 37.º, ponto 5) indica que a federação poderá “determinar a alteração de qualquer dia e hora dos jogos, ou adiar jornadas, por motivos excecionais ou casos de força maior, devidamente justificados, atenta a necessidade de salvaguarda de interesses de natureza pública, nomeadamente de saúde pública e de segurança dos atletas e equipas participantes nas competições nacionais”. De acordo com o treinador da equipa faialense nenhuma das razões apontadas são questões de “salvaguarda de interesses de natureza pública, nomeadamente de saúde pública e de segurança dos atletas”.

No mesmo documento Tiago Cunha considera que fica em causa a verdade de desportiva e ser inaceitável “que se façam alterações aos jogos com base em suposições meteorológicas, quando isso nos prejudica na competição”.

“Por isso mesmo declinámos sempre esta alteração de data, até porque iremos reformular o plantel e não tendo novos atletas inscritos à data de 22 de Dezembro, seremos agora obrigados a jogar com algumas baixas no plantel devido a esta alteração à qual somos completamente alheios”, conclui o técnico.

O encontro foi reagendado para 24 de fevereiro. O SCH termina 2021 em 13.º lugar do Campeonato, com 22 pontos conquistados em 14 jogos.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO