Secretaria Regional do Ambiente cria apoio para valorização dos alojamentos que adotam boas práticas ambientais

0
19

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas promove, entre 10 e 30 de novembro, o concurso “Jardins mais Endémicos”, integrado no Galardão Miosotis Azores e desenvolvido pelo projeto LIFE VIDALIA, com o objetivo de sensibilizar as unidades de alojamento para a necessidade de conservação e promoção da flora açoriana.

Este concurso destina-se a todas as unidades premiadas com o Galardão Miosotis Azores nas ilhas de intervenção do projeto LIFE VIDALIA, nomeadamente Faial, Pico e São Jorge, que cumpram com o estabelecido no critério Conservação Rede Natura 2000, incluído no Manual do Galardão, que pode ser consultado no portal do Governo Regional.

“Dar mais Açores ao seu alojamento” é o mote deste projeto de incentivo, que transformará o espaço exterior de seis estabelecimentos num jardim diferenciado, com plantas nativas do arquipélago, sendo este mais um passo na conservação da flora açoriana e erradicação de espécies exóticas e invasoras, levado a cabo pela tutela do ambiente.

O LIFE VIDALIA (Valorização e Inovação Dirigidos à Azorina e Lotus nas Ilhas Açorianas) tem como objetivo principal a conservação de duas espécies de flora endémica, Azorina vidaliie Lotus azoricus, protegidas pela Diretiva Habitats e prioritárias para conservação.

A consciencialização e sensibilização da população e de quem visita o arquipélago são também importantes alicerces deste projeto, uma vez que o envolvimento efetivo da comunidade e a promoção de boas práticas ambientais são essenciais à conservação a longo prazo destas espécies.

A inscrição pode ser efetuada até 30 de novembro, através do preenchimento do formulário disponível no portal do Governo Regional dos Açores, onde se pode consultar igualmente o regulamento, disponível aqui.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO