Sede do DOP comemora hoje três anos

0
14

Hoje, dia 9 de janeiro,  passam três anos da inauguração da nova sede do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP)

Este departamento que já conta com 37 aniversários começou por se instalar no porto da Horta em balneários públicos e mais tarde em pré-faricados situados junto ao Laboratório Internacional de Ecossistemas do Oceano Profundo (LabHorta) e ao Coral Lab.

Atualmente é uma das unidades orgânicas mais pequena da Universidade dos Açores e a nível de ensino tem ao dispor o mestrado em estudos integrados dos oceanos e o curso tecnológico de operador marítimo-turístico.

No dia da inauguração da nova sede, há três anos atrás, o antigo reitor da Universidade dos Açores, Avelino de Meneses afirmava que era seu desejo que “o DOP permanecesse como polo de investigação científica” e salientava que este departamento deveria ser “uma escola de pós-graduação internacional”. Tal facto já era visível e veio a consolidar-se, uma vez que é o maior centro de investigação registado na Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Além disto, participa desde 1991 na rede de investigação do IMAR, desde 1996 na rede europeia Marine Association of Research Stations, em cuja direção também participa. Tem lugar assente no portal EurOcean e nas redes de excelência europeias MarBEF (European Network of Excellence on Marine Biodiversity) e ESONET (European Seas Observatory Network). De particular referência são também as participações de membros do DOP nos Steering Committees de três das grandes iniciativas do programa Census of Marine Life: ChEss (Biogeography of Chemosynthetic Ecosystems), MAR-ECO (Patterns and Processes of the Ecosystems of the Mid-Atlantic Ridge) e CenSeam (A Global Census of Marine Life on Seamounts). No caso do projecto MAR-ECO um dos investigadores do DOP é também o representante dos países do Norte na extensão da iniciativa ao Atlântico Sul. O DOP participa ainda na iniciativa internacional OTN (Ocean Tracking Network).

Atualmente o DOP tem um quadro de pessoal constituído por 20 doutorados e cerca de 17 outros funcionários. Juntamente com o Instituto do Mar da Universidade dos Açores, a equipa do DOP abrange atualmente 28 doutorados e 30 doutorandos de diferentes nacionalidades.

Tem, também, ao seu serviço o N/I ARQUIPÉLAGO e outras embarcações mais pequenas, entre as quais a L/I Águas-Vivas.

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!