Segundo volume da História do Faial foi lançado ontem

0
18

No âmbito das comemorações do centenário da República, a Câmara Municipal da Horta apresentou na noite de ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o segundo volume da obra “História da Ilha do Faial – das Origens até 1833”.

Este volume é dedicado ao património cartográfico do Faial, reunindo uma série de mapas e gravuras, num total de 81 documentos e imagens de grande valor histórico, como adiantou Mário Viana, professor da Universidade dos Açores responsável por este projecto.

blank

No lançamento, o responsável deu a conhecer alguns dos documentos mais importantes contidos nesta obra, e salientou a relevância deste projecto, garantindo que o mesmo permite colocar o Faial “numa situação ímpar a nível nacional”, no que diz respeito o registo de documentos.

O presidente da Câmara Municipal da Horta, João Fernando Castro, congratulou-se com o lançamento de mais este volume – o segundo de quatro -, e destacou a importância do projecto, um “trabalho de volume assinalável” que o edil entende ser motivo de orgulho.

blank

João Castro adiantou que o terceiro volume – dedicado ao património arquivístico – já está a ser trabalhado, havendo mesmo a possibilidade de dividi-lo em mais do que um livro, tendo em conta a quantidade de informação disponível.

blank

A sessão de lançamento desta obra ficou ainda marcada pela actuação dos alunos da professora Olga Gorobets, do Conservatório Regional da Horta, que interpretaram seis temas ao piano.

No final, foi distribuído um exemplar do livro a todos os presentes.

blank

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!