Semana da criança

0
20

Celebra-se na semana de 7 a 14 de Outubro, a semana da criança.

Haverá coisa mais bela que uma criança?

Desde o seu nascimento, que obviamente, tem significado diferente de caso para caso, há pais que veem no nascimento de um filho a concretização de um sonho, uma bênção de Deus, uma dádiva, que infelizmente não é dado a todos.

Outros, logo ao nascimento, veem e sentem que é um tormento, muitos mesmo, chegam a virar costas a esta dádiva de Deus, abandonando o que de bom a vida lhes deu!

Durante o desenvolvimento de uma criança, todos fazem parte, e todos são importantes, pais, avos, tios, amigos, professores, etc ,etc. 

Educar uma criança não é tarefa fácil, educar um filho é porventura das tarefas mais árduas e desafiantes de uma pessoa, é uma constante aprendizagem da vida.

As crianças são todas diferentes e, por isso, respondem de forma distinta aos mais variados estímulos.

Muitas das vezes encontramo-nos com respostas limitadas, não temos resposta para todas as situações, desse modo torna-se difícil dar sempre a melhor resposta.

Os pais hoje em dia , estão sujeitos a um nível de exigência muito grande, as empresas exigem de nós mais desempenho, a sociedade exige-nos “sucesso” , a família precisa de tempo e muita atenção, para filhos cada vez mais exigentes. Para mim, como mãe o que sinto mais dificuldade é sem dúvida, dar o tempo disponível para equilibrar e não transportar para dentro de casa as dificuldades e ansiedades que enfrento no dia a dia.

Os pais, sempre cheios de boas intenções, preparam os filhos, como sabem e podem, tentando prepará-los para os desafios que vão ter que enfrentar no futuro, mas o que acontece muitas vezes é que criamos nos nossos filhos uma pressão exagerada, que as crianças têm dificuldade em gerir.

É fundamental que olhemos para os nossos filhos, valorizando-os pelo que eles são, e não passemos o tempo a querer que eles sejam iguais ou melhores que o filho do vizinho ou do amigo.

As crianças são diferentes , cada uma tem o seu ritmo de aprendizagem.

Se queremos crianças boas, primeiro temos que ter crianças felizes, e assim uma sociedade saudável!

Feliz Semana da Criança!

Outubro de 2013-10-08

 

(lic. Ciências Sociais)