Semana da Saúde de 2014 com figurino diferente

0
14

 

Tem início quarta-feira mais uma edição da Semana da Saúde, que, à semelhança dos anos anteriores, vai ter como palco a Sociedade Amor da Pátria, mas com um figurino renovado, isto é, sem as exposições de empresas relacionadas com o setor.

Numa organização conjunta da Junta de Freguesia da Matriz,  Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF) e  Cruz Vermelha esta terceira edição Semana da Saúde acontece depois das edições anteriores terem registado um “saldo positivo”. Este ano esta iniciativa conta com a participação da Associação Amiga do Doente Crónico e da Ordem dos Enfermeiros.

Na ocasião da apresentação desta iniciativa, Alice Menezes da Rosa, presidente da Junta de Freguesia da Matriz, afirmou aos jornalistas que “cabe ao poder local encetar diligencias tornando possíveis eventos desta natureza. Entendemos que estar ao lado de outras instituições na promoção de eventos que visam servir a comunidade torna-se a melhor das opções”.

Questões como o desperdício alimentar, os diabetes, as crianças e o planeamento familiar serão abordadas em diferentes palestras. Novidade este ano é a existência de uma tenda na Praça da República para a realização de rastreios diversos.

Acontecerá também pela primeira vez, no âmbito da Semana da Saúde, uma recolha de sangue.

Assim sendo, quarta-feira, pelas 10h00, César Neves proferirá uma palestra sobre “Desperdício alimentar”. À noite a palestra, com início para as 20h30 é sobre “Desafios do envelhecimento: política, sociedade e cuidador” e estará a cargo de Sandro Jorge e Joana Campos.

Na quinta-feira, a primeira palestra (10H30) é sobre “Primeiros Socorros” e aqui com a colaboração dos Bombeiros Faialenses. De tarde o tema a abordar é a diabetes. À noite está previsto o treino em Suporte Básico de Vida.

De referir que hoje, sexta-feira, pelas 10h30, haverá uma palestra sobre planeamento familiar.  A tarde será preenchida com uma atividade intitulada “As cores e o bem estar”, destinada a pessoas portadora de deficiência e orientada pelos alunos da Escola Profissional da Horta.

A noite será preenchida com uma palestra versando “Crianças com perturbações de desenvolvimento”, que contará com a presença da psicóloga Lina Rosa, da pediatra Dina Cirino e da terapeuta ocupacional Anabela Morais.

Sábado as atividades iniciam-se pelas 09h30 com um rastreio à tensão arterial, perímetro abdominal, peso e diabetes. A seguir ao almoço haverá um peddy paper e babyoga.

 

Domingo a atividade será coordenada pelo serviço de imunohemoterapia do Hospital da Horta. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!