A 11.ª Semana dos Resíduos dos Açores, assinalada nos dias 21 a 29 de novembro, é inserida na 12.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Esta semana tem como objetivo alertar para a problemática dos resíduos, incentivar a sua correta separação e desenvolver a consciência do papel ativo que todos devem ter na redução da produção dos mesmos.
No ano de 2020, foi decidido abordar o tema “Resíduos Invisíveis”, com o intuito de informar e promover a consciencialização sobre a enorme quantidade de desperdício que é gerada ao longo do processo de fabrico dos produtos e que muitas vezes não é considerada.
Neste âmbito, a vereação do PSD eleita pela coligação Acreditar no Faial entende que assinalar esta Semana dos Resíduos é muito importante para desenvolver uma consciência cívica cada vez maior nesta matéria. “É preciso fazer mais na nossa ilha. Cada faialense produz mais de 1,2 kg de resíduos diariamente e grande parte é colocada no lixo indiferenciado, quando pode ser devidamente separada”, afirmam.
Carlos Ferreira, Estêvão Gomes e Sandra Goulart reconhecem as dificuldades de intervenção nesta área e algumas medidas que a Câmara Municipal já tomou, nomeadamente, o aumento do número de ecopontos.
Contudo, relembram que no presente mandato, já apresentaram diversas propostas para a melhoria da recolha e separação de resíduos, entre as quais: a implementação da recolha de verdes para realização de compostagem e com maior qualidade, que ainda não está a ser colocada em prática; a criação de um espaço para a recolha de plásticos e outros produtos agrícolas, que não foi aceite pela maioria socialista; a criação de pontos de compostagem nas escolas de modo a esclarecer e incentivar esta prática, que não está a ser concretizada; a celebração de protocolos de cooperação com grandes produtores, nomeadamente, empresas e instituições, para otimizar a separação e recolha dos produtos, que também não foi tida em conta.
A vereação da coligação destaca ainda o papel difícil que as Juntas de Freguesia têm assumido, através dos protocolos de delegação de competências com a Câmara Municipal que se configura subfinanciada, face às ações de transporte e limpeza que as mesmas realizam.
Por isso, os vereadores do PSD apelam a todos os faialenses para se empenharem na redução, na reutilização e na reciclagem de forma a serem corresponsáveis na manutenção da limpeza da nossa ilha.